Como calcular a evapotranspiração de uma bacia?
Índice
- Como calcular a evapotranspiração de uma bacia?
- Quais são os métodos utilizados para estimar a evapotranspiração?
- Como calcular o período de irrigação?
- Como calcular a evapotranspiração média anual?
- Qual é a evapotranspiração anual?
- Quais os métodos de estimação da evaporação potencial?
- Qual é a diferença entre os métodos empíricos de métodos aerodinâmicos de estimativa de evapotranspiração?
- Qual a diferença entre evapotranspiração e transpiração?
- Como é medida a evaporação?
- Qual a diferença entre evaporação e vapor?
- Qual a eficiência da evaporação?
Como calcular a evapotranspiração de uma bacia?
As técnicas utilizadas para estimar a evapotranspiração em uma bacia hidrográfica baseiam-se no balanço hídrico, no uso do lisímetro ou na utilização de equações empíricas baseadas em dados climáticos.
Quais são os métodos utilizados para estimar a evapotranspiração?
Os melhores métodos para estimativa da ETo foram: Penman-Original, Stephens-Stewart, Radiação-Temperatura, Turc, Hargreaves-Original, Penman-FAO24, Thornthwaite, Abtew, Blaney-Criddle-FAO24, McCloud, Radiação-FAO24, Garcia-Lopez, Thornthwaite-Modificado, Radiação-Global, Hargreaves-Samani e Jensen-Haise.
Como calcular o período de irrigação?
O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se a lâmina a ser aplicada (em mm) pela intensidade de aplicação do sistema (em mm/h). Para se aplicar, por exemplo, uma lâmina de 12 mm em um sistema cuja intensidade de aplicação é de 2 mm/h, o tempo de irrigação será de 6 horas (12 mm ÷ 2 mm/h = 6 horas).
Como calcular a evapotranspiração média anual?
A evapotranspiração é calculada por balanço hídrico entre dois dias subsequentes de acordo com a equação: E = P - Qs – Qb – ∆V Onde: ∆V é a variação de volume de água (medida pelo peso); P é a chuva (medida num pluviômetro); E é a evapotranspiração; Qs é o escoamento superficial (medido) e Qb é o escoamento ...
Qual é a evapotranspiração anual?
Expressa-se, normalmente, em mm/h, mm/dia, mm/mês ou mm/ano. Na evaporação da água de tanques, reservatórios ou similares, em temperaturas próximas de 20°C, consomem-se aproximadamente 585cal/g. Essa quantidade representa o calor de vaporização da água, que é uma função da temperatura.
Quais os métodos de estimação da evaporação potencial?
A evapotranspiração potencial foi determinada pelos métodos de Thornthwaite, Camargo e Penman-Monteith. Segundo Pereira et al. (1997), o valor de I depende do ritmo anual da temperatura (preferencialmente com valores normais), sendo o efeito térmico de cada mês calculado pela Eq.
Qual é a diferença entre os métodos empíricos de métodos aerodinâmicos de estimativa de evapotranspiração?
Métodos empíricos que levam em consideração a radiação solar, possuem uma eficiência maior, comparados aos anteriores. ... A temperatura, umidade relativa do ar e a velocidade do vento também são necessários, porém, o saldo de radiação (Rn) apresenta maior peso na estimativa da ETP por este método.
Qual a diferença entre evapotranspiração e transpiração?
Outros processos mostrados são a perda e a recarga do solo. Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. O nome provém desses dois processos, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados.
Como é medida a evaporação?
A evaporação é medida com tanques evaporimétricos, onde obtém-se uma lâmina de água que evaporou de uma determinada área. Já a evapotranspiração é medida com tanques vegetados.
Qual a diferença entre evaporação e vapor?
Evaporação (E)–Processo físico através do qual um líquido passa para o estado de vapor, que ocorre nos oceanos, lagos, rios, solo e vegetação. Transpiração (T)–Processo de evaporação que ocorre através da superfície das plantas, especialmente das folhas. Nas folhas, a transpiração ocorre através dos estômatos.
Qual a eficiência da evaporação?
A evaporação é governada por dois fatores, quantidade de energia disponível e transporte do vapor. A energia disponível, oriunda da radiação solar, fornece o calor latente de vaporização para a água.