Como se calcula a constante da mola?
Como se calcula a constante da mola?
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
- Fe — força elástica, dada em newtons;
- k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
- X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
Como calcular a força de compressão de uma mola?
Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x. Se a mola não comprimida tem uma altura de 2,5 cm, a mola comprimida tem uma altura de 1,25 cm e um total de 100 gramas de arruelas foi colocado na mola para comprimi-la, então k = (0,1)/(0,01) = 10 N/m. (Nesse caso, 100 g = 0,1 N e 2,5 cm - 1,25 cm = 0,01 m.)
Qual o comprimento final da mola?
Perceba que, na fórmula acima, se o comprimento final da mola ( LF) for maior que o comprimento inicial ( L0 ), a deformação será positiva (x > 0); caso contrário, quando o comprimento final da mola for menor que o comprimento inicial, a deformação será negativa (x <0).
Quais são as constantes elásticas?
Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior. A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).
Qual a intensidade da mola aplicada?
Determine a intensidade da força aplicada, sabendo que a constante elástica da mola é de 110 N/m. Para saber a intensidade da força exercida sobre a mola, devemos utilizar a fórmula da Lei de Hooke: F = K. x F = 110. 5
Por que a força elástica não é constante?
Isso porque, como você deve se lembrar, a força elástica não é constante e, assim, temos: Fel = K . Δx F el: força elástica (N). K: constante elástica (N/m). Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m). Note que, por essa força não ser constante, não podemos utilizar a fórmula para calcular o trabalho que estamos acostumados (τ = F .