Como calcular a resistência de uma lâmpada?
Índice
- Como calcular a resistência de uma lâmpada?
- Qual a resistência do filamento da lâmpada?
- Qual a resistência do filamento?
- Qual a fórmula para calcular a resistência?
- Como calcular o consumo de uma lâmpada elétrica?
- Qual a potência elétrica dissipada numa lâmpada?
- Como calcular a resistência de cada ramificação?
Como calcular a resistência de uma lâmpada?
Numa aula prática calculamos a resistência de uma lâmpada com as especificações 127v/40w. Usamos a fórmula I=P/U —–> R=U/I e obtemos R = 403,225 Ohms Porém a medição com o multímetro mostrou outro valor bem diferente, sendo que o valor da resistência era muito mais baixa entre 30 a 40 Ohms.
Qual a resistência do filamento da lâmpada?
O que ocorre é que ao ser alimentada o filamento dilata e com isso sua resistência aumenta. Assim, uma pequena lâmpada de 50 mA x 6 V, tem uma resistência de 120 ohms quando acesa, mas é da ordem de apenas30 ohms quando apagada.
Qual a resistência do filamento?
A resistência do filamento é a mesma para qualquer valor da tensão aplicada. A resistência do filamento diminui com o aumento da corrente. A potência dissipada no filamento aumenta com o aumento da tensão aplicada.
Qual a fórmula para calcular a resistência?
Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência: P = VI (potência = tensão x corrente). A lei de Ohm afirma que V = IR. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I 2 R. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I 2.
Como calcular o consumo de uma lâmpada elétrica?
Com esse dado em mãos, multiplique-o pelo consumo que foi calculado para achar o custo mensal de cada lâmpada em sua residência. Para ficar mais simples, imagine que a companhia elétrica cobre o valor de R$ 0,105 por KWh consumido. No cálculo anterior, você chegou à conclusão de que cada lâmpada tem um consumo de 9KWh por mês.
Qual a potência elétrica dissipada numa lâmpada?
A potência elétrica dissipada num dispositivo (por exemplo, numa lâmpada) é igual ao produto da diferença de potencial entre os extremos do elemento pela corrente que o percorre: P = I ∆ V . Duas lâmpadas diferentes podem dissipar diferentes potências, quando são ligadas à mesma voltagem.
Como calcular a resistência de cada ramificação?
Caso o circuito tenha resistores no caminho principal (antes ou depois da área ramificada), ou se existem dois ou mais resistores em uma única ramificação, clique aqui. Calcule a resistência total de cada ramificação.