Qual é o formato da base do cilindro?
Qual é o formato da base do cilindro?
O cilindro é uma figura geométrica espacial com formato circular, possuindo o mesmo diâmetro em todo o seu comprimento. Possui duas bases circulares e paralelas entre si, com o mesmo raio.
Como calcular o raio da base de um cilindro?
Ele possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento e duas bases: superior e inferior. As bases são dois círculos paralelos com raios de medidas iguais. O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).
Qual a área da base do cilindro?
A altura é h. Substituindo na fórmula da área do retângulo, temos a seguinte fórmula para a área lateral do cilindro: A l = 2 . π . r . h; Onde: A l: é a área lateral; π: é o número pi (3,14); r: é o raio da base; h: é a altura do cilindro. Área da Base. A área da base é equivalente a calcular a área de uma circunferência.
Como é calculada a área do cilindro?
Planificação do Cilindro. Para entendermos como é calculada a área do cilindro precisamos entender como é calculada a área lateral do cilindro. Esse cálculo pode ser entendido se abrirmos o cilindro e realizar algumas observações. Esse processo é chamado de planificação. Se abrirmos a lateral do cilindro temos um retângulo.
Qual é a área lateral de um cilindro?
Área lateral (Al) A lateral de um cilindro é um paralelogramo de altura (h) igual à altura do cilindro. Observe que o comprimento desse paralelogramo possui o mesmo tamanho que o comprimento do círculo, ou seja, a base do paralelogramo mede 2πr.
Como calcular o volume de um cilindro?
Leia os artigos: 1. Calcule o volume de um cilindro cuja altura mede 10 cm e o diâmetro da base mede 6,2 cm. Utilize o valor de 3,14 para π. Primeiramente, vamos encontrar o valor do raio dessa figura.