Como calcular o CAPM?

Índice

Como calcular o CAPM?

Como calcular o CAPM?

Como calcular o CAPM A fórmula funciona da seguinte forma: E(R) = Rf + β (Rm – Rf), sendo: E(R) = o retorno esperado, ou seja, resultado que o CAPM busca calcular; Rf = taxa de juros livre de risco (ou com menor risco possível);

Como calcular o beta do CAPM?

Para calcular o Beta utilizamos a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso utilizamos a covariância entre estes dois rendimentos, dividindo pela variância do mercado. O Beta utilizado no CAPM é positivo já que procura analisar investimentos que acompanham os riscos do mercado.

São pressupostos básicos do CAPM?

São pressupostos básicos do CAPM: I – Os investidores têm o mesmo horizonte de tempo; II – Todos os investidores têm expectativas homogêneas; III – Há custos de transação.

O que significa o beta no CAPM?

Beta é uma medida da volatilidade — ou risco sistemático — de um título ou portfólio em comparação com o mercado como um todo. O beta é usado no modelo de precificação de ativos de capital (CAPM), que descreve a relação entre o risco sistemático e o retorno esperado dos ativos (geralmente ações).

Como se calcula beta?

O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte equação: Beta = Covariância (Rm,Ri) / Variância (Rm). Dessa maneira, para calcular o indicador Beta, é preciso dividir a covariância do retorno da carteira (Ri) com o retorno do índice de mercado (Rm). O valor deve, então, ser dividido pela variância do mercado.

Postagens relacionadas: