Como se calcula o calor sensível?

Índice

Como se calcula o calor sensível?

Como se calcula o calor sensível?

Calor Sensível

  1. Exemplo: Aquecimento de uma barra de metal.
  2. Q = m . c . ...
  3. Q: quantidade de calor sensível (cal ou J) m: massa do corpo (g ou Kg) ...
  4. Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância.
  5. Q = m . L.
  6. Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) ...
  7. 1. ( ...
  8. 2. (

O que é a quantidade de calor latente?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.

O que se entende por calor sensível?

Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. ... Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura.

O que é quantidade de calor específico é latente?

Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C.

Quais são os tipos de calor latente?

Assim, iremos estudar dois tipos de calor latente, o de fusão e o de vaporização.

  • Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. ...
  • Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.

Qual é o conceito de calor sensível e calor latente?

Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.

¿Cómo se da el calor latente?

Cuando se da el calor latente, es necesario dar también la temperatura a la que se produce, porque, en menor cantidad, también hay evaporación o fusión a otras temperaturas (por ejemplo, la evaporación del sudor en la piel ocurre a temperaturas inferiores a 100 ºC), con valores distintos de calor latente.

¿Qué es el calor latente de la fase gaseosa?

Cuando el cambio es de fase líquida a la fase gaseosa El calor latente se llama calor de vaporización (Lv). Gráfico de variación de temperatura del agua y cambios en el estado físico El calor latente de la vaporización del agua es de 540 cal / g.

¿Qué es el calor latente de fusión?

Es opuesto al calor latente de fusión porque la energía que se libera hacia la parte externa se produce cuando se genera el cambio de fase. Calor latente de condensación: se presenta en el momento en el que se da un cambio en una sustancia que pasa del estado gaseoso al líquido, por ejemplo el vapor de agua.

¿Cuál es la cantidad de calor latente requerida para la transformación de hielo?

Las cantidades de calor sensible y calor latente intercambiadas en esta transformación en calorías fueron, respectivamente: 2. (UNIP-SP) El calor de fusión específico latente del hielo es de 80 cal / g. Para derretir una masa de hielo de 80 g sin variación de temperatura, la cantidad de calor latente requerida es: 3.

Postagens relacionadas: