Como calculamos o Kps?

Índice

Como calculamos o Kps?

Como calculamos o Kps?

O cálculo do Kps é realizado a partir do produto (multiplicação) das molaridades dos cátions e ânions liberados por um eletrólito dissolvido.

Como calcular a solubilidade de um sal a partir do Kps?

Podemos dizer que a expressão do produto de solubilidade (KPS) sempre é igual ao produto das concentrações em mol/L dos seus íons na solução saturada elevadas a uma potência que é igual ao seu coeficiente na equação de dissociação iônica do composto.

Como calcular o Kps a partir da concentração?

Para realizar o cálculo do Kps, devemos realizar os seguintes passos: 1º Passo: Montar a equação de dissociação para o sal. 2º Passo: Determinar as concentrações molares dos íons liberados pelo sal. Para tal, devemos multiplicar a concentração molar do sal pelo coeficiente estequiométrico do íon na equação.

Como calcular a solubilidade molar em uma solução?

Para o cálculo do produto de solubilidade, devemos conhecer a concentração molar (molaridade, mol/L) de cada um dos íons presentes na solução a partir da dissociação: [Y+] = concentração molar do cátion. [X-] = concentração molar do ânion.

O que é o produto de solubilidade?

Constante do Produto de Solubilidade ou Produto de solubilidade (Kps) é a constante de equilíbrio para a reação na qual um sólido se dissolve, dando origem a seus íons constituintes em solução.

Como calcular solubilidade em Mol?

Para determinar a concentração em mol/L dos íons, basta multiplicar o coeficiente do íon pela solubilidade (concentração) do sal fornecida no enunciado (2.10-2 mol/L).

Como calcular solubilidade em mol?

Para determinar a concentração em mol/L dos íons, basta multiplicar o coeficiente do íon pela solubilidade (concentração) do sal fornecida no enunciado (2.10-2 mol/L).

Como se calcula a constante de equilíbrio de um sal praticamente insolúvel em água?

Assim, por meio da equação do equilíbrio de dissolução do sal, temos que o seu Kps terá a multiplicação da concentração do cátion alumínio (Al+3) elevada ao expoente 1 pela concentração do ânion cianeto (CN-1) elevada ao expoente 3. Podemos fazer as seguintes relações: Se Kps = [Y+b]a.

Postagens relacionadas: