O que é NDT da ração?
Índice
- O que é NDT da ração?
- Qual a composição em nutrientes da FDN?
- Qual é o teor de energia do milho?
- Qual o NDT da uréia?
- Como calcular o teor de proteínas?
- Como calcular o NDT de um alimento?
- O que é preciso saber em relação aos alimentos e aos animais para formular uma ração?
- Como é possível estimar o NDT de grãos?
- Como calcular o NDT para alimentos com alto teor de fibra?
- Qual é o conceito do NNT?
- Quais são as limitações do NNT?
O que é NDT da ração?
O NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) é um dos modos mais empregados para expressar a energia dos alimentos para os ruminantes. Ele é semelhante ao valor da Energia Digestível do alimento, podendo ser utilizado para descrever os valores das necessidades energéticas do animal para formulação de rações.
Qual a composição em nutrientes da FDN?
Ela representa os carboidratos estruturais e mais a lignina, o principal fator antinutricional dos alimentos para ruminantes. No caso, em cada 10 g são de FDN, ou seja, 73,3% da MS deste alimento é fibra.
Qual é o teor de energia do milho?
O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia do cereal. 100 gramas de milho contêm cerca de 370 calorias, distribuídas em proteínas (10g), gorduras (5g) e carboidratos (70g).
Qual o NDT da uréia?
O teor médio de nitrogênio na uréia varia de 42 a 46,7%, o equivalente de 2% de PB por 100 g de uréia. Este último valor é estimado em função do teor médio de N na proteína verdadeira, que é de 16% de N.
Como calcular o teor de proteínas?
O teor de proteína bruta de um alimento é obtido pela multiplicação do teor de N - total pelo fator de conversão (6,25)....Teor de proteínas em alguns alimentos.
Alimentos | Proteína % |
---|---|
Carnes | 14 - 20 |
leite | 3 – 4 |
cereais | 7 - 14 |
leguminosas | 20 - 45 |
Como calcular o NDT de um alimento?
O NDT dos alimentos foi calculado a partir da seguinte fórmula: NDT = PBD + CNFD + FDNpD + 2,25*EED (NRC, 2001), onde PBD = proteína bruta digestível, CNFD = carboidratos não fibrosos digestíveis, FDNpD = fibra em detergente neutro corrigida para proteína digestível, e EED = extrato etéreo digestível.
O que é preciso saber em relação aos alimentos e aos animais para formular uma ração?
Para a formulação de ração é necessário, primeiramente, caracterizar o animal para qual a ração será formulada e, posteriormente, analisar quais serão as exigências nutricionais que deverão ser atendidas em função da aptidão e da fase produtiva.
Como é possível estimar o NDT de grãos?
Por exemplo, é possível encontrar uma fórmula, no site da Universidade de Clemson(USA), para estimar NDT de grãos que usa apenas o valor de fibra detergente ácido (FDA): NDT = 93.59 – (FDA × 0.936), mas, o que se ganha em simplicidade (precisar apenas o dado de FDA), perde-se em exatidão.
Como calcular o NDT para alimentos com alto teor de fibra?
O NDT, calculado desta forma, pode então ser utilizado para estimar o valor da energia líquida para lactação (EL-l), assumindo que ela é proporcional ao NDT. O maior problema para este tipo de estimativa para alimentos com alto teor de fibra é que a digestibilidade do FDN varia entre diferentes amostras, por uma série de razões.
Qual é o conceito do NNT?
E terceiro, é de conhecimento que médicos tendem a superestimar o benefício de determinadas terapias, sendo assim, o NNT apresenta também um conceito filosófico, auxiliando o médico a pensar no esforço que será necessário para alcançar um desfecho positivo naquele determinado paciente.
Quais são as limitações do NNT?
Isso quer dizer que em média a cada 80 pacientes tratados um apresentou episódio sincopal. Quais as limitações do NNT? O NNT só pode ser calculado a partir de variáveis dicotômicas e está mais aliado à perspectiva do paciente que pode pensar que tem uma chance de benefício em 100 vezes, se o NNT do tratamento for 100.