Como achar o KB pelo pKb?
Como achar o KB pelo pKb?
Compreendendo Kb e pKb
- Kb = [B +] [OH -] / [BOH]
- pKb = -log Kb.
Quanto menor o KB constante de basicidade da base maior será pKb e mais fraca será a base?
Observe que, quanto mais forte a base (> Kb , < pKb), mais fraco será o ácido conjugado (< Ka , > pKb). Ácidos fortes se encontram completamente desprotonados em solução, enquanto bases fortes se encontram completamente protonadas em solução. Neste sentido, [H3O+] = Ca e [OH–] = Cb.
Como descobrir o valor de pKa?
pKa = -log Keq Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.
Qual o KB da amônia?
A constante de dissociação de bases (Kb) é definida como Kb = [NH4+][OH-]/[NH3] (colchetes se referem à concentração molar dos íons ou moléculas em solução). Kb é a constante a uma dada temperatura e é normalmente tabelada a 25 ºC. O valor do Kb para a amônia é 1,8 E-5 (a notação “E-5” significa “dez elevado a -5”).
O que é o PKB?
pK b é o logaritmo de base 10 negativa da constante de dissociação de base (K b ) de uma solução . É usado para determinar a concentração de uma solução básica ou alcalina.
Como calcular pKb a partir de pH?
Cálculo de amostra de pKb
- [OH - (aq) ] = K w / [H + (aq) ] = 1 x 10 –14 / 3,16 x 10 –10 = 3,16 x 10 –5 mol dm –3
- K b = [OH - (aq) ] 2 / [B (aq) ] = (3,16 x 10 –5 ) 2 / 0,50 = 2,00 x 10 –9 mol dm –3
- pK b = –log (2,00 x 10 –9 ) = 8,70.
Quanto maior o Ka menor o PH?
Deste modo, seu valor de Ka é diretamente proporcional à concentração iônica, o que indica que quanto maior for o valor de Ka para um ácido, maior será sua ionização e maior será a força desse ácido.