Como são calculadas as horas a partir do fuso horário inicial?
Como são calculadas as horas a partir do fuso horário inicial?
Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15°. ... A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).
Quais são as características dos fusos horários?
Os fusos horários estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; as zonas horárias seguem os fusos horários de forma aproximada. Os fusos horários estão definidos geograficamente, enquanto que as zonas horárias são definidas politicamente.
Como calcular os fusos horários em Brasília?
Com base no número 12 fica mais fácil calcular os horários, pois se em Brasília está marcando 8 horas da manhã, por exemplo, com + 12 fusos horários de distância até o Japão, lembrando que o Japão está a Leste do Brasil, logo, o Japão estaria marcando 20 h. O Brasil, localizado no hemisfério ocidental, possui um total de 4 fusos horários.
Quais são os fusos horários?
Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para " Greenwich Mean Time ".
Qual a diferença entre os fusos e o horário de origem?
No caso desse exercício, os fusos são de sinais diferentes, então deve ocorrer uma soma: 4 + 3 = 7 (a diferença entre o ponto A e o ponto B é de 7 fusos). Sabemos que a diferença entre os dois pontos é de 7 horas, mas são 7 horas a mais ou sete horas a menos que o horário de origem? Para descobrir, basta fazer o esquema abaixo: Não pare agora...
Como calcular a longitude dos fusos?
Como afirmamos no início do texto, cada fuso possui 15º de longitude. Dessa forma, para transformar as longitudes em fusos, basta dividi-las por 15. 2º passo: calcular a diferença entre os fusos. Agora basta repetir o mesmo procedimento do exemplo 01, diminuindo o fuso de destino pelo fuso de origem.