Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

Índice

Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

Quais são os benefícios da prática da agricultura extensiva?

As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.

Qual o impacto da agropecuária extensiva?

Quando aplicada em um modelo extensivo — em grandes áreas e com os animais se alimentando do pasto — incentivam o desmatamento e as queimadas; e em um modelo intensivo — em pequenas áreas com o gado se alimentando no cocho — necessitam de grande produção de ração, incentivando a agricultura e, portanto, também as ...

O que é o sistema extensivo?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

Qual a diferença entre a agricultura extensiva e a intensiva?

Tanto a agricultura extensiva como a intensiva ocasionam impactos ao meio ambiente. A retirada da cobertura vegetal para o plantio nas duas modalidades é o início de uma série de mudanças, muitas vezes negativas, no meio natural. Entretanto, é preciso admitir que a agricultura intensiva, pela quantidade de insumos, recursos e técnicas, ...

Qual a diferença entre a agropecuária e a intensiva?

Por esse motivo, em termos de classificação, dizemos que existe uma diferença entre a agropecuária extensiva e a intensiva. A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico.

Por que a agropecuária é extensiva?

Em lugares onde é desenvolvida a agropecuária extensiva e intensiva, para alcançar uma produtividade razoavelmente satisfatória, é preciso que as condições naturais favoreçam, como chuva, temperatura entre outros, dessa forma qualquer variação climática brusca ocasiona perdas totais ou parciais da produção.

Quais são as características da agricultura intensiva?

Características da agricultura intensiva. Na agricultura intensiva, há a utilização de máquinas, tecnologia e mão de obra especializada. Há uma intensa mecanização de todas as etapas do processo produtivo. Desde a preparação do solo, passando pelo combate às pragas da lavoura e finalizando na colheita, são usadas máquinas para realizar cada uma ...

Postagens relacionadas: