O que caracteriza a escoliose?

Índice

O que caracteriza a escoliose?

O que caracteriza a escoliose?

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

Como é classificado a escoliose?

1) Escoliose Idiopática: Tipo mais comum e sem causa conhecida; 2) Escoliose Congênita: Presente desde o nascimento, é definida por problemas com a formação ou fusão dos ossos da coluna; 3) Escoliose Neuromuscular: Causada por doença neurológica ou muscular; 4) Escolioses Secundárias: Causadas por outras doenças.

Como definir o lado da escoliose?

Diagnóstico: A deformidade é mais facilmente notada quando o tronco é visto por trás. Em uma curva torácica para direita, o ombro direito é elevado e o braço esquerdo freqüentemente parece ser mais longo e mais afastado do corpo.

Qual o tratamento para escoliose na coluna?

A cirurgia pode ser uma opção de tratamento para corrigir curvas maiores que 45 graus na coluna esqueleticamente madura, ou curvas que não responderam ao uso da cinta. Há, geralmente, duas indicações para a cirurgia de escoliose: impedir o agravamento de uma curva e corrigir a deformidade da coluna vertebral.

Qual é o tipo de escoliose mais habitual?

Esse tipo de escoliose é o mais habitual, assume cerca de 80% dos casos e é quando não se sabe o porquê de o paciente desenvolver aquela escoliose, não é possível identificar a causa. Muitas teorias já foram apontadas, mas nenhuma foi avaliada como conclusiva, embora a causa hereditária seja de forte relevância.

Como faço para tratar a escoliose?

Para o tratamento da escoliose eu uso a somatória de 3 técnicas: quiropraxia, r.p.g. (reeducação postural global) e acupuntura. O ideal seria que os pais detectassem logo no início, o surgimento da escoliose, para evitar o seu agravamento.

Qual a melhor forma de corrigir a escoliose?

Já nos casos graves, quando a curvatura é de 25 a 50 graus (e até acima desses limites), a cirurgia é a única forma de corrigir a escoliose.

Quais são as curvas da escoliose?

O médico comprova e mede a angulação das curvas da escoliose por meio do raio X. Curvas de até 30 graus são tratadas conservadoramente com exercícios específicos de fisioterapia e especialmente por meio da RPG (Reeducação Postural Global). Acima de 30 graus, além da fisioterapia, faz-se necessário o uso de coletes.

Postagens relacionadas: