O que caracteriza pneumonia?
Índice
- O que caracteriza pneumonia?
- Como surge uma pneumonia?
- Qual é o agente infeccioso da pneumonia?
- Qual a causa da pneumonia bacteriana?
- Quais as classificações etiológicas da pneumonia?
- Quais são os tipos de pneumonia?
- Por que a pneumonia pode virar pneumonia?
- Quais são as bactérias que causam pneumonia?
- Por que a pneumonia química é causada?
O que caracteriza pneumonia?
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Como surge uma pneumonia?
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Qual é o agente infeccioso da pneumonia?
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
Qual a causa da pneumonia bacteriana?
Pneumonia bacteriana é uma infecção dos pulmões que afeta as unidades de troca de gás como bronquíolos respiratórios e alvéolos. Geralmente é adquirida por aspiração de secreções infectadas das vias aéreas superiores¹.
Quais as classificações etiológicas da pneumonia?
A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é aquela pneumonia que se adquire fora do ambiente hospitalar ou nas primeiras 48 horas de internação. Já a Pneumonia adquirida no hospital (PAH) ocorre após 48 h da admissão hospitalar.
Quais são os tipos de pneumonia?
Existem diversos tipos de pneumonia. Entre eles estão: Pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões causada por um vírus. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Por que a pneumonia pode virar pneumonia?
A pneumonia causada por fungos é o tipo mais raro e também o mais agressivo. É comum ver esse tipo de pneumonia em pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas, como pacientes soropositivos ou paciente oncológicos. Especialista explica: A gripe pode virar pneumonia?
Quais são as bactérias que causam pneumonia?
Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.
Por que a pneumonia química é causada?
Pneumonia química. Diferente das pneumonias mais conhecidas, a pneumonia química, chamada de pneumonite química, não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Quando aspiradas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam ...