Quais são as características da obra Os Sertões?

Índice

Quais são as características da obra Os Sertões?

Quais são as características da obra Os Sertões?

A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.

O que Euclides da Cunha retratava em suas obras?

Na primeira parte, o autor descreve os aspectos geográficos (clima, vegetação, relevo e hidrografia) do sertão baiano. Na segunda parte, Euclides retrata o sertanejo para mostrar de que maneira o meio influencia a vida das pessoas, descrevendo-o como um homem forte.

Quais são as três divisões do livro Os Sertões de Euclides da Cunha e sobre o que é cada uma delas?

O autor, adepto do determinismo, teoria que afirma ser o homem influenciado (determinado) pelo meio, pela raça e pelo momento histórico, dividiu Os sertões em três partes, a saber: A terra (o meio), O homem (a raça) e A luta (o momento).

Qual a importância da obra de Euclides da Cunha?

Os sertões é uma obra de Euclides da Cunha, publicada em 1902. O autor, que era jornalista, foi enviado aos sertões da Bahia para cobrir a Guerra de Canudos que ocorria no final do século XIX. Assim, seu objetivo era descrever o local, as pessoas e os conflitos que estavam acontecendo.

Porque Euclides da Cunha e Pré-modernista?

O Pré-Modernismo aconteceu no período de 19 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. ... A literatura que antecedeu a Semana de 22 pouco tinha de inovadora. A crítica rotulava os poucos autores que surgiam de “neos” – neoparnasianos, neossimbolistas e neorromanticos.

O que retrata a obra Os Sertões?

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia.

Postagens relacionadas: