Qual a importância da vigilância sanitária de controlar a qualidade da água para o consumo humano?
Índice
- Qual a importância da vigilância sanitária de controlar a qualidade da água para o consumo humano?
- Que informações poderiam provocar preocupação quanto à qualidade da água?
- O que garante a qualidade da água de consumo potável e água mineral como é feto esse controle?
- Quais são os parâmetros físicos da água?
- Como é utilizada a água destilada?
- Qual a exigência para o espaço confinado?
- Quais são os problemas de saúde associados à água destilada?
- Como evitar o consumo de água destilada?
Qual a importância da vigilância sanitária de controlar a qualidade da água para o consumo humano?
Por esses motivos o controle da qualidade da água que deve ser exercido pelas unidades de abastecimento, tanto quanto a vigilância por meio dos órgãos de saúde pública, são essenciais para a garantia de proteção à saúde dos consumidores.
Que informações poderiam provocar preocupação quanto à qualidade da água?
A principal preocupação quanto à qualidade da água está certamente relacionada ao consumo humano. Um dos maiores riscos para a nossa saúde é a contaminação fecal. É por essa razão que a análise microbiológica da água é tão importante.
O que garante a qualidade da água de consumo potável e água mineral como é feto esse controle?
O Ministério da Saúde brasileiro, por meio do Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, define procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, eliminando possíveis riscos à saúde da população.
Quais são os parâmetros físicos da água?
Os parâmetros físicos são a cor, a turbidez, a temperatura e o sabor/odor. Já os parâmetros químicos são a salinidade, a dureza, a alcalinidade, a corrosividade, a presença de íons de ferro e manganês, presença de impurezas orgânicas e inorgânicas, presença de nitrogênio ou fósforo e presença de agrotóxicos.
Como é utilizada a água destilada?
A água destilada é principalmente utilizada em processos industriais e em laboratórios com o objetivo de preparar reagentes e solventes, já que não possuem sais minerais em sua composição, o que poderia interferir nas reações realizadas.
Qual a exigência para o espaço confinado?
3 – ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Como já vimos para ser considerado espaço confinado o ambiente precisa atender as três exigências para a caracterização, segundo a NR 33 exemplos de espaço confinado são:
Quais são os problemas de saúde associados à água destilada?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, este e outros problemas de saúde associados são em parte devidos à falta de minerais e eletrólitos na água destilada, o que força mudanças insalubres no delicado equilíbrio de sódio, potássio, fluido, cálcio, magnésio, zinco, fósforo e outros nutrientes do organismo.
Como evitar o consumo de água destilada?
Além de se evitar o consumo contínuo de água destilada, também se deve evitar a água da torneira, pois, embora seja tratada em muitos locais, pode conter vestígios de chumbo e outros metais pesados que ainda existem em alguns tipos de encanamento. Veja como tornar a água boa para beber. Esta informação foi útil?