Quais são as características de uma bacia hidrográfica?

Índice

Quais são as características de uma bacia hidrográfica?

Quais são as características de uma bacia hidrográfica?

Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários. O limite superior de uma bacia hidrográfica é o divisor de águas (divisor topográfico), e a delimitação inferior é a saída da bacia (confluência).

O que é um divisor de bacias?

O divisor de águas é a linha que delimita a área de drenagem de uma bacia hidrográfica.

Qual a diferença entre bacia hidrográfica e Sub-bacia?

O geógrafo brasileiro Carlos Eduardo Tucci define bacias hidrográficas como uma área de captação natural da água de chuva que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída. ... No caso das sub-bacias, a definição teórica é a mesma das bacias, mas em menor escala.

O que é um divisor topográfico?

Os divisores topográficos ou divisores de água são as cristas das elevações do terreno que separam a drenagem da precipitação entre duas bacias adjacentes.

Quais são os principais tipos de bacias hidrográficas?

Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas. Um exemplo deste último é o Rio Amazonas. Vamos entender os principais tipos de bacias hidrográficas:

Qual a principal fonte de água para uma bacia hidrográfica?

No Brasil, essa é a principal fonte geradora de bacias hidrográficas. Porém, no caso da bacia Amazônica, há rios que recebem água em suas nascentes proveniente do derretimento de neve na cordilheira dos Andes; o rio Amazonas é um bom exemplo. Representação esquemática de uma bacia hidrográfica.

Qual a forma de drenagem da bacia hidrográfica?

- Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem. Geralmente predomina na natureza a forma dendrítica, sendo resultado da interação clima - geologia em regiões com litologia homogênea.

Quando a bacia hidrográfica é subterrânea?

- Criptorreicas: quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cársicas. - Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem.

Postagens relacionadas: