O que é a eritroblastose fetal?
Índice
- O que é a eritroblastose fetal?
- O que é incompatibilidade de fator Rh?
- Qual o principal problema relacionado ao fator Rh e quando ele ocorre?
- Porque somente o 2o filho corre o risco de ser abortado no caso de Eristroblastose e quais os cuidados para evitar a morte do Recém-nascido nesta situação?
- O que é eritroblastose fetal ela somente pode ocorrer quando?
- O que é uma incompatibilidade sanguínea?
- O que acontece quando o sangue não é compatível?
O que é a eritroblastose fetal?
Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal, geralmente os antígenos Rho(D).
O que é incompatibilidade de fator Rh?
A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave.
Qual o principal problema relacionado ao fator Rh e quando ele ocorre?
A eritroblastose fetal está relacionada com o fator RH. Essa doença acontece quando a mãe Rh- produz anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto.
Porque somente o 2o filho corre o risco de ser abortado no caso de Eristroblastose e quais os cuidados para evitar a morte do Recém-nascido nesta situação?
Como evitar a eritroblastose? Para evitar a eritroblastose, a mulher deve tomar um soro contendo anti-Rh para destruir as hemácias do filho que entraram em seu organismo. Isso impede que a mãe fique sensibilizada. Nesse caso, a mulher poderá engravidar novamente sem riscos para o feto, mesmo ele sendo Rh+.
O que é eritroblastose fetal ela somente pode ocorrer quando?
A eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto relacionada ao fator Rh e ocorre quando o sangue materno apresenta Rh- e o do filho, Rh+.
O que é uma incompatibilidade sanguínea?
A incompatibilidade sanguínea se deve à interação entre proteínas que podem ou não estar presentes no sangue humano. Quando ocorre, provoca doenças que podem ter sintomas leves a graves.
O que acontece quando o sangue não é compatível?
Uma transfusão de sangue errada pode gerar, no corpo, efeitos vasodilatadores, que provocam queda brusca da pressão arterial. Isso compromete muito a oxigenação do corpo, já que o fluxo sanguíneo reduz. Isso faz com que o coração fique sobrecarregado, na tentativa de estabilizar o fornecimento sanguíneo para os órgãos.