Qual o objetivo de uma área de proteção ambiental?
Índice
- Qual o objetivo de uma área de proteção ambiental?
- Como se caracteriza uma APA e escreva o que descobriu?
- O que é uma zona de Proteção Ambiental?
- O que significa a palavra APA?
- Como fazer uma área de preservação ambiental?
- Como se caracteriza a APA?
- Onde está localizada a maior parte das áreas de proteção ambiental?
- Qual a melhor área de Proteção Ambiental?
- Qual o conceito por trás de Proteção Ambiental?
- Qual a área de Proteção Ambiental da APA?
- Qual a lei que regula a proteção ambiental?
Qual o objetivo de uma área de proteção ambiental?
O objetivo primordial de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento, adequando as várias atividades humanas às características ambientais da área.
Como se caracteriza uma APA e escreva o que descobriu?
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
O que é uma zona de Proteção Ambiental?
Zonas Especiais de Proteção Ambiental são porções do território do Município destinadas à preservação e proteção do patrimônio ambiental, que têm como principais atributos remanescentes de Mata Atlântica e outras formações de vegetação nativa, arborização de relevância ambiental, vegetação significativa, alto índice de ...
O que significa a palavra APA?
APA é a sigla que designa o nome de uma categoria de Unidade de Conservação federal – a Área de Proteção Ambiental. ... As APAs tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Como fazer uma área de preservação ambiental?
O proprietário que tiver certeza sobre criar uma área em Reserva Particular do Patrimônio Natural, deverá então solicitar um requerimento junto ao ICMBio ou órgão mbiental estadual ou municipal, a depender da região onde sua propriedade está localizada.
Como se caracteriza a APA?
A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população.
Onde está localizada a maior parte das áreas de proteção ambiental?
São Paulo destaca-se pelo pioneirismo na criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) desde o início da década de 80, quando foram normatizadas pelo artigo 8 da Lei Federal 6.092/81.
Qual a melhor área de Proteção Ambiental?
Exemplos de APAs são: Área de Proteção Ambiental de Tamoios, APA Margem Esquerda do Rio Negro, Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã e Área de Proteção Ambiental Fernão Dias.
Qual o conceito por trás de Proteção Ambiental?
O conceito por trás de proteção ambiental implica a estreita relação entre a sociedade e seu ambiente natural. As interações entre o ambiente e as pessoas criam uma teia única de conexões interdependentes que por sua vez criam um ecossistema distinto. O declínio no ambiente natural é muitas vezes acompanhado por um declínio social.
Qual a área de Proteção Ambiental da APA?
Toda APA deve ter zona de conservação de vida silvestre (ZVS). As áreas de proteção ambiental pertencem ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação ( SNUC), regulado pela Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. As áreas de proteção ambiental federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) .
Qual a lei que regula a proteção ambiental?
Originalmente criado pela Lei 6902/1981, as áreas de proteção ambiental são hoje reguladas pela Lei 9.985/00, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).