Quais são as características das pulsões sexuais?

Índice

Quais são as características das pulsões sexuais?

Quais são as características das pulsões sexuais?

A pulsão sexual que toma o próprio ego A libido circula livremente pelo organismo, pode ser desviada, recalcada, invertida, deslocada de aparentemente infinitas maneiras. Acreditava-se também que poderia apenas ser considerada como força motora da pulsão sexual, e, como motor da pulsão de vida.

O que é a pulsão de morte?

Pulsão de morte (em alemão: Todestrieb), também conhecida como Tânato, é um termo introduzido pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud em 1920. ... Este conceito foi traduzido como "oposição entre os instintos do ego ou da morte e os instintos sexuais ou de vida".

Qual a origem da pulsão?

O CONCEITO DE PULSÃO (TRIEB) NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. No artigo A pulsão e seus destinos, Freud indica que “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar” (FREUD, 1996b, p. 129).

Qual é o conceito de pulsão?

V. W. X. Y. Z. Conceito de pulsão. Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito.

Quais são as origens da pulsão?

As glândulas e órgãos do corpo estão diretamente envolvidos nas origens da pulsão. Por outro lado, a pulsão vai exigir uma reação do aparelho psíquico, uma resposta ao seu desejo de ser saciada. Além do mais, apesar de ser exterior, a pulsão tem seus representantes no aparelho psíquico.

Quais são os momentos da pulsão?

O pai da psicanálise distinguiu vários momentos da pulsão, como a fonte (a origem que radica no somático), o esforço ou drang (a tensão que se traduz na pulsão), a meta (em estado passivo ou activo) e o objecto (que diminui temporariamente a tensão).

Como funcionam as pulsões secundárias?

O autor via como base para essas pulsões o princípio de atração e repulsão, também presente na matéria. Todas as outras pulsões secundárias (desejos, sonhos, enfim, todos os diferentes tipos de impulsos interiores que guiam a ação humana) são vistas como frutos da combinação daquelas duas pulsões.

Postagens relacionadas: