Para que serve o cursor do paquímetro?
Para que serve o cursor do paquímetro?
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
O que é a resolução no paquímetro?
Escala fixa O paquímetro que nós usaremos, possui 20 divisões no nônio. A resolução do instrumento é 0,1 mm.
Quais as partes de um paquímetro?
Em um paquímetro temos:
- Orelha fixa.
- Orelha móvel.
- Nônio ou vernier *(polegada)
- Parafuso e trava.
- Cursor.
- Escala fixa.
- Bico fixo.
- Encosto fixo.
Porque o paquímetro é mais preciso que a régua?
O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Qual é a resolução em um paquímetro?
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Qual a grandeza do paquímetro?
O paquímetro é um instrumento para medir dimensões internas e externas em milímetros ou polegadas. Dependendo do número de divisões no vernier, as medidas em mm podem ser realizadas com precisão de ate 0,02 mm. A leitura das frações de milímetro é feita através de uma escala denominada Vernier ou Nônio.
Qual a precisão de um paquímetro?
Uma informação muito importante que consta no paquímetro é a sua precisão e esta informação vem gravada no final da escala do nônio. Geralmente um paquímetro tem a precisão na casa dos centésimos de milímetros.