O que é o processo de morte celular?
Índice
- O que é o processo de morte celular?
- Quais são os tipos de morte celular?
- São exemplos de apoptose?
- O que é Ferroptose?
- Qual a finalidade do processo de apoptose celular?
- Quais são os tipos de morte celular?
- Por que a morte celular é regulada?
- Como ocorre a morte celular após um limiar?
- Como ocorre a morte da célula?
O que é o processo de morte celular?
A morte celular é um mecanismo natural que ocorre tanto para remoção de células desnecessárias ou potencialmente prejudicadas, quanto em resposta a um grave dano ou lesões irreversíveis. Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica.
Quais são os tipos de morte celular?
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
São exemplos de apoptose?
A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e ...
O que é Ferroptose?
Ainda pouco conhecida, a ferroptose é um tipo de morte celular não programada que envolve a participação do ferro, na forma de íons, e está ligada à degradação de lipídeos (gorduras) por um processo conhecido como peroxidação lipídica.
Qual a finalidade do processo de apoptose celular?
A apoptose é, de fato, responsável pelo desenvolvimento embrionário dos diversos seres vertebrados. Ela mantém o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.
Quais são os tipos de morte celular?
Nessa denominação, são tipos de morte celular: 1 Apoptose intrínseca; 2 Apoptose extrínseca: 3 Necrose; 4 Morte autofágica; 5 Morte celular imunogênica; 6 Morte celular dependente de lisossomo; 7 Netose; 8 Entose; 9 Parthanatos; 10 Pyroptosis; 11 Ferroptose; 12 Necroptose. More ...
Por que a morte celular é regulada?
O fato é que a morte celular regulada é empregada pelo organismo para restaurar ou manter a homeostase, pois, pode eliminar células que venham a prejudicar todo o tecido, seja por excesso, por perda da função ou por modificação genética. O processo de morte celular ocasiona alterações morfológicas macroscópicas.
Como ocorre a morte celular após um limiar?
No entanto, os eventos de autofagia podem desencadear a morte celular após um limiar. Assim, esse tipo de morte é caracterizada por extensa formação de vacúolos citoplasmáticos, os quais são fagocitados e também degradados por lisossomos.
Como ocorre a morte da célula?
Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica. A primeira ocorre em processos como a remodelação de órgãos e a segunda ocorre sob estímulo estressor externo ou interno.