Como tratar a Nictofobia?

Índice

Como tratar a Nictofobia?

Como tratar a Nictofobia?

A terapia cognitivo-comportamental é outra técnica eficaz muito utilizada para superar a nictofobia. Ela ajuda o indivíduo a manejar sua resposta de ansiedade quando confrontado com a escuridão ou noite. Alguns medicamentos podem ser usados para acalmar, tratar a ansiedade e/ou a depressão.

Qual o nome que se dá a quem tem medo de altura?

acrofobia Atualmente, a acrofobia é classificada dentro dos transtornos de ansiedade. Mas um estudo anterior já havia notado que, diferentemente do que acontece com outras fobias do mesmo tipo, o medo de altura raramente está relacionado a um evento traumático.

É normal um adulto ter medo do escuro?

O medo do escuro é um mal que aflige não só as crianças, como a maioria pensa. Muitos adultos também não conseguem lidar com a falta de iluminação. Tem gente que sente verdadeiro pânico de ficar em lugares escuros. O problema tem nome: mictofobia e, normalmente, acaba com o decorrer da idade.

O que pode causar medo de escuro?

A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.

Quem tem medo do escuro?

Esse medo pode ter raízes em algum evento traumático e também é influenciado pelo fato de diversas cenas trágicas ou de terror serem interpretadas em lugares com pouca luz. Quem tem fobia do escuro (nictofobia) tem medo do perigo que acredita que está escondido ali.

Como o medo do escuro se manifesta?

Enquanto o medo do escuro pode se manifestar como uma aguda reação de pânico ou como a insônia, um recente estudo realizado na Universidade de Toronto sugere que ele sirva como uma ansiedade de pressentimento, um alerta.

Por que os adultos têm medo do escuro?

Adultos podem começar a mostrar falta de produtividade no trabalho. Assim, depressão e outros distúrbios mentais e físicos são comuns em indivíduos com medo do escuro. Todos estes casos podem impactar negativamente a sua qualidade de vida. Adultos que sofrem de acluofobia muitas vezes percebem que seu medo é irracional.

Como superar o medo da escuridão?

No entanto, eles se sentem impotentes para superá-lo e temem a chegada da noite durante todo o dia. Felizmente, há esperança, e muitas terapias podem ajudar a superar esta fobia. Terapeutas profissionais podem ajudar a chegar ao fundo de seu medo da escuridão e isso pode ser feito com psicanálise ou hipnoterapia.

Postagens relacionadas: