Como se chama a troca de exoesqueleto?

Índice

Como se chama a troca de exoesqueleto?

Como se chama a troca de exoesqueleto?

MUDA OU ECDISE A muda é um processo periódico onde ocorre a troca do exoesqueleto possibilitando o crescimento das lagartas do bicho-da-seda (Bombyx mori), e ocorre entre os instares larvais (figura 1).

É o nome dado a troca de exoesqueleto os artrópodes?

A muda, ou ecdise, é um processo com controle endócrino (hormônio da muda ou ecdisona), que consiste na troca do exoesqueleto do animal por um mais amplo. Isso permite que o animal cresça, pois, durante sua ocorrência, todo o exoesqueleto é eliminado e substituído por outro maior.

O que é o exoesqueleto dos artrópodes?

O exoesqueleto que reveste externamente o corpo dos artrópodes, por exemplo, é composto principalmente por uma substância nitrogenada do grupo dos polissacarídeos, a quitina. As longas moléculas de quitina formam uma malha rígida na maior parte do corpo e um revestimento mais flexível nas articulações.

Por que são necessárias as mudas nos artrópodes?

Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.

Qual estrutura constitui um problema no crescimento dos artrópodes?

Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").

Por que o exoesqueleto é trocado?

Conforme o animal cresce ao longo do seu ciclo de vida, esse exoesqueleto é trocado, processo que recebe o nome de ecdise ou muda. Ecdise de uma Cigarra. Foto: Tacio Philip Sansonovski / Shutterstock.com

Quais são os artrópodes mais conhecidos?

Alguns artrópodes, como a maioria dos insetos, sofrem um processo chamado de metamorfose, onde ocorre uma transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), ...

Como funciona o exoesqueleto novo?

Ao sofrer a muda, as células da epiderme do artrópode secretam um novo exoesqueleto embaixo do exoesqueleto antigo, que se racha permitindo que o artrópode saia com seu novo exoesqueleto. O exoesqueleto novo é muito flexível e se adapta ao corpo do animal à medida que ele cresce.

Por que os artrópodes apresentam colorações em seus corpos?

Alguns artrópodes apresentam colorações em seus corpos que podem ocorrer por causa de pigmentos depositados em seu exoesqueleto enquanto ele é secretado, de colorações de tecidos e da hemoglobina, os quais podem ser vistos quando o exoesqueleto é fino e transparente ou por causa da refração da luz pela epicutícula.

Postagens relacionadas: