Qual o nome da válvula que separa o esôfago do estômago?
Índice
- Qual o nome da válvula que separa o esôfago do estômago?
- O que separa o esôfago do estômago?
- O que é Gastrofundoplicatura?
- Qual a diferença entre o esôfago e o estômago?
- Como é feito a fundoplicatura?
- O que é fundoplicatura migrada?
- Como é uma válvula no estômago?
- Como é dividido o estômago?
- Por que a parede do estômago é revestida de muco?
- Como funciona a parede do estômago?
Qual o nome da válvula que separa o esôfago do estômago?
Duas válvulas de músculo liso, ou esfíncteres, mantêm os conteúdos do estômago em seu interior. Elas são chamadas de esfíncter esofágico ou cardíaco dividindo-o acima, e o esfíncter pilórico separando o estômago do intestino delgado.
O que separa o esôfago do estômago?
Por isso, existe uma válvula que separa o esófago do estômago e permite que o bolo alimentar desça para o estômago, mas impede que o suco digestivo suba para o esófago. Esta estrutura, chamada esfíncter esofágico inferior, pode deixar passar, uma vez por outra, um pouco do conteúdo do estômago para o esófago.
O que é Gastrofundoplicatura?
A gastrofundoplicatura vídeolaparoscópica é o tratamento cirúrgico padrão para a DRGE. Este procedimento pode ser realizado usando um laparoscópio e requer somente pequenas incisões no abdome.
Qual a diferença entre o esôfago e o estômago?
O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta. Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas.
Como é feito a fundoplicatura?
Esta cirurgia consiste no envolvimento completo de 360º do esófago distal pelo fundo gástrico, formando uma válvula anti-refluxo. A abordagem, feita por via abdominal (laparoscópica ou laparotômica), é uma das técnicas mais utilizadas para correção desta situação.
O que é fundoplicatura migrada?
Fundoplicatura Migrada A fundoplicatura encontra-se íntegra, porém a hiatoplastia se abriu, permitindo a migração cranial da fundolicatura e da TEG em direção ao tórax. Muitas vezes, apesar desta complicação, os pacientes permanecem assintomáticos.
Como é uma válvula no estômago?
Tecnicamente, não é uma válvula no estômago, mas controla o movimento de alimentos e fluidos para o estômago a partir do esôfago. Essa válvula também é conhecida como esfíncter esofágico inferior . Tecnicamente, não faz parte do estômago, embora controle o movimento para o estômago.
Como é dividido o estômago?
Anatomicamente, o estômago é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e piloro. Cárdia : Corresponde a transição entre esôfago e estômago. Nessa região existem glândulas secretoras de muco.
Por que a parede do estômago é revestida de muco?
Histologicamente, a parede do estômago é revestida por epitélio produtor de muco. A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco para sua proteção contra as agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo por ser ácido.
Como funciona a parede do estômago?
O relaxamento de sua musculatura permite a passagem do conteúdo estomacal para o duodeno. Histologicamente, a parede do estômago é revestida por epitélio produtor de muco. A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco para sua proteção contra as agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo por ser ácido.