Quais os objetivos da contação de histórias?

Índice

Quais os objetivos da contação de histórias?

Quais os objetivos da contação de histórias?

Ouça em voz altaPausarA contação de histórias permite o contato com diferentes linguagens e maneiras de contar um mesmo acontecimento. A articulação entre corpo, voz e recursos cênicos possibilita o alargamento do imaginário e dos sentidos, assim como ajuda na interpretação textual.

O que é a contação de histórias?

Ouça em voz altaPausarA contação de histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, que queira se envolver com elas e que tenha voz e memória. ... Muitas vezes a contação de histórias abre caminho para que muitas outras leituras do texto contado sejam feitas.

Qual a importância da contação de histórias na prática educativa?

Ouça em voz altaPausarA contação de história apresenta as crianças ao universo da narrativa e, por isso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito à leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a ...

Quais os objetivos da contação de histórias na educação infantil?

Ouça em voz altaPausarUm dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. ... Contar histórias para as crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção de símbolos.

Qual a metodologia da contação de história?

Ouça em voz altaPausarMETODOLOGIA Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.

Quais são os objetivos da leitura na educação infantil?

Ouça em voz altaPausarA literatura estimula a imaginação, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional.

Quais as características da contação de histórias?

Ouça em voz altaPausarDurante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.

Qual a função da oralidade e da contação de histórias?

Ouça em voz altaPausarA oralidade é um mecanismo antigo de propagação cultural. Por meio dela, expressamos sentimentos, conhecimentos e compartilhamos experiências. Em seu sentido mais amplo, a contação de histórias é um mecanismo de grande importância para a manutenção de histórias, costumes e outras narrativas que compõe o folclore.

Por que contar histórias?

Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos.

Qual o hábito de contar histórias?

É através da imersão na leitura ou da contação de histórias que se aprende sobre a sua cultura, bem como a de outras épocas. A história conta marcos sobre a vida no mundo sob diferentes pontos de vistas. E, contar histórias também pode marcar vidas. Hábito da leitura traz importantes benefícios ao desenvolvimento infantil.

Por que a arte de contar histórias?

Por isso, o projeto A Arte de Contar Histórias: Uma teia mágica que enreda leitores visou disseminar a literatura e as histórias populares na escola. O projeto incentivou a contação de histórias como forma de promover a leitura e de formar o aluno em um leitor apaixonado.

Qual a importância de contar uma história?

Suas palavras iam do concreto ao simbólico e todos as entendiam. O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas.

Postagens relacionadas: