Quem tem medo de perder alguém?
Quem tem medo de perder alguém?
O medo de perder faz com que muitas pessoas deixem de desfrutar a sua vida além de gerar diversos transtornos associados como a ansiedade, por exemplo. Ter esse medo é natural, mas quando ele se torna uma crença limitante e passa a dominar nossos atos, isso se torna um problema muito grave, afirmam os psicólogos.
Como lidar com o medo de perda?
As pessoas costumam ter certos modos de lidar com emoções como medo, perda, luto e depressão. Eis alguns exemplos de maneiras positivas de enfrentar o medo de perda: exercícios, escrita, arte, atividades em meio à natureza, espiritualidade/religião (como orar) e músicas.
Como superar o medo de sofrer perdas?
Superar o medo de sofrer essas perdas é uma experiência muito pessoal. Felizmente, há técnicas comprovadas por pesquisas que podem ser úteis — como pensar sobre a morte de maneira realista, enfrentar o medo e receber apoio social. Reconheça que é normal ter medos relacionados à morte.
Por que você precisa treinar o seu medo?
Você precisa aceitar o fato de que seu medo provavelmente não se baseia em pensamentos racionais e, assim sendo, isso significa que é possível treinar a si mesmo para pensar de um jeito diferente. Se você começar o tratamento com pessimismo ou com a crença de que há razões fundamentadas para o seu medo, vai dificultar muito o processo de superação.
Como controlar o medo e a tristeza?
Diga para si próprio: "Não há problema em sentir medo ou tristeza. Essas são reações normais à situação". Concentre-se naquilo que pode controlar. Se estiver cuidando de um ente querido adoentado, pode passar a sentir ansiedade, angústia, um peso nos ombros e certa perda de independência.