Qual é a responsável pela fotossíntese?

Índice

Qual é a responsável pela fotossíntese?

Qual é a responsável pela fotossíntese?

cloroplasto O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.

Onde ocorre a maior parte da fotossíntese realizada pelas plantas?

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.

Quando ocorre a fotossíntese?

O processo da fotossíntese, de forma resumida, acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo por meio da raiz (no caso das plantas), percorrendo a planta em forma da chamada seiva bruta. Ao chegar às folhas, a luz do sol é absorvida através da clorofila, pigmento que dá a elas a cor verde.

Quais são os organismos unicelulares capazes de realizar fotossíntese?

Os vegetais e organismos unicelulares capazes de realizar a fotossíntese são os únicos seres vivos que conseguem transformar a energia luminosa (do Sol) em energia química. Isso quer dizer que essas criaturas captam a energia que os outros seres vivos não são capazes de absorver e tornam isso possível, ao modificar a forma da energia.

Como é utilizada a fotossíntese nos cloroplastos?

Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO _2_2 ), é utilizada para a síntense de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão.

Como entender as reações químicas da fotossíntese?

Para entender as reações químicas da fotossíntese, é preciso, primeiro, conhecer suas etapas, que são conhecidas como reação fotoquímica (ou fase clara) e reações de carboxilação (antigamente conhecida como fase escura). A primeira etapa difere da segunda, por ser indispensável a presença da luz solar nas reações.

Postagens relacionadas: