Como se chama o processo de utilizar o solo para o plantio?
Índice
Como se chama o processo de utilizar o solo para o plantio?
Ouça em voz altaPausarO plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc) sobre o mesmo. A utilização do plantio direto no lugar dos métodos convencionais tem aumentado significativamente nos últimos anos.
O que é o sistema de plantio direto?
Ouça em voz altaPausarO Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
Quais as vantagens do sistema de plantio direto?
BENEFÍCIOS DO PLANTIO DIRETO
- Redução dos custos de produção;
- Aumento da atividade biológica e da estabilidade da estrutura do solo;
- Aumento da matéria orgânica;
- Eliminação ou redução das operações de preparo do solo;
- Redução do uso de herbicidas;
- Redução do uso inseticidas e fungicidas;
Quais são as técnicas de plantio?
Além dessas técnicas, existe ainda o afolhamento, método de plantio que divide o terreno agricultável em duas partes cultivadas e uma em descanso. Essa última parte permanece sem plantio para a recuperação de seus nutrientes durante cerca de dois anos.
Como funciona o sistema de plantio direto?
O sistema de plantio direto, como o próprio nome sugere, baseia-se em realizar o cultivo diretamente sobre o solo, aproveitando os restos orgânicos da colheita anterior.
Qual a melhor técnica de cultivo do solo?
Outra boa técnica de cultivo do solo é a do terraceamento. Ela consiste em realizar a produção ordenando a plantação em linhas que seguem as diferenças de altitude do solo. Essa técnica é mais adequada para terrenos com declividades (morros, por exemplo) e ajuda a conter o processo de erosão dos solos.
Qual o efeito do plantio direto?
Estudos indicam uma redução na perda de água de aproximadamente 70% com o uso do Plantio Direto. Um dos efeitos mais significativos do aumento dos teores de matéria orgânica no solo, proporcionado pelo Plantio Direto, é o aumento na chamada Capacidade de Troca Catiônica (CTC).