Qual o nome do médico que cuida de asma?

Índice

Qual o nome do médico que cuida de asma?

Qual o nome do médico que cuida de asma?

Ser um especialista no tratamento da asma grave (pneumologista e alergista);

Como é feito o teste para asma?

Sempre realizado por um médico, o diagnóstico da asma é predominantemente clínico e se baseia na presença dos sintomas de tosse (seca ou com eliminação de muco transparente semelhante à clara de ovo), chiado no peito, falta de ar, sensação de aperto no peito de forma repetida ou contínua, pela presença de histórico ...

Como se chama a asma?

A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”) é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).

Como diagnosticar asma em adultos?

O diagnóstico da asma pode habitualmente ser confirmado com a execução de alguns testes, sendo o mais popular o teste de medição do fluxo expiratório. Este teste utiliza um aparelho manual pequeno, o medidor do fluxo, para medir a quantidade de ar expelida pelos pulmões.

Quem pode acompanhar o tratamento da asma?

Clínico geral e alergista também podem acompanhar tratamento de asma “Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli.

Qual o diagnóstico da asma?

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, baseado nos sinais e sintomas referidos pelo paciente. Ao exame físico o médico pode notar, principalmente durante as crises, a presença de sibilos nos pulmões. Eles podem não existir nas pessoas asmáticas que estiverem fora das crises e o exame físico pode, inclusive, ser completamente normal.

Qual o pneumologista mais adequado para a asma?

O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função. “Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli.

Qual a fisiopatologia da asma?

A asma é causada por uma hipersensibilidade dos brônquios, na maioria das vezes de causa hereditária. Sua fisiopatologia está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais. Por um lado, cerca de um terço dos asmáticos possui um familiar (pais, avós, irmãos ou filhos) com asma ou com outra doença alérgica.

Postagens relacionadas: