Como é o osso da coluna?

Como é o osso da coluna?
A coluna vertebral é um complexo de 26 ossos no corpo adulto – 24 vértebras separadas com cartilagem (discos) além do sacro e do cóccix. Na juventude a coluna vertebral é constituída por 33 ossos, porque os cinco ossos do sacro e os quatro do cóccix não se fundem até a adolescência.
O que é coluna vertebral e para que serve?
A coluna vertebral é uma haste flexível formada pelas vértebras. Possui, entre outras funções, o sustentamento do corpo e a proteção da medula espinhal. A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras.
Quais são as principais funções da coluna vertebral?
- Possibilita agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores; - Atua na proteção de órgãos e vísceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas; - Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional; - Proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
Qual a estrutura da coluna vertebral?
A coluna vertebral forma uma haste móvel que compõe, juntamente com as costelas e o osso esterno, o esqueleto do tronco. Ela possui trinta e três ossos chamados de vértebras que possuem características diferentes, de acordo com a região da coluna onde se localizam.
Qual a posição anatômica das vértebras?
A posição anatômica das vértebras é facilmente identificada pelo processo espinhoso que é posterior e inferior. É a primeira vértebra cervical e recebe esse nome por sustentar, assim como o titã da mitologia grega, o globo da cabeça.
Qual a característica mais marcante do corpo vertebral?
Sua característica mais marcante é não possuir corpo vertebral. Funciona como um apoio ao crânio, é a vértebra responsável por ser articular com o Áxis e permitir os amplos movimentos que possuímos entre a cabeça e a coluna vertebral.
Qual a ligação entre costelas e osso?
Tem ligação com as costelas, que se conectam na frente com o osso chamado esterno, por cartilagens (algumas não se ligam, sendo denominadas costelas flutuantes), formando a Caixa Torácica, que por sua vez tem papel fundamental na respiração e sofre alterações nos desvios posturais;