O que o estoicismo nos ensina?
O que o estoicismo nos ensina?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
Como ser uma pessoa estóica?
Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.
Quando surgiu o estoicismo?
Essa doutrina surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C, durante o período helenístico (III e II a.C). Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (3 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também.
Qual o objetivo da vida para os estoicos?
Princípio Estoico #1: Viver de acordo com a natureza – O objetivo estoico de vida. ... A Boa Vida – uma vida prospera, elevada e fluindo em harmonia. O objetivo da vida = A Boa Vida.
O que defendia o neoplatonismo?
O neoplatonismo defendia uma visão monista de mundo, ou seja, suas doutrinas giravam em torno da plenitude de um ser único: Deus (ou o Uno). Veja a seguir algumas características dessa corrente filosófica: Monismo: em oposição ao dualismo platônico, a corrente neoplatônica defende a existência um ser Uno e criador.