O que é aprender a ler o mundo?
O que é aprender a ler o mundo?
A frase é da educadora Helena Copetti Calai que defende, no texto “Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental”, a leitura de mundo na vida. ... É fazer a leitura da vida, construída cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos”.
O que é ler o mundo para Paulo Freire?
Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.
É possível entender o mundo a sua volta sem a leitura?
Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.
Como Paulo Freire aprendeu a ler?
“Paulo Freire aprendeu a ler com os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Sua alfabetização partiu de suas próprias palavras, palavras de sua infância, palavras de sua prática como criança, de sua experiência [...]” (GADOTTI, 1991, p. 20).
Qual a importância do ato de ler para Paulo Freire?
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. ... A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Qual o sentido pretendido?
O sentido pretendido é, na literatura, a mensagem que o autor, em teoria, quis "passar" com determinado texto ou trecho.
O que acontece com a falta de leitura?
Dificuldade de escrever palavras complexas, texto escrito pouco elaborado, constante uso do corretor ortográfico e até mesmo lentidão na hora de ler algo em público, são alguns sintomas causados pela falta do hábito de leitura.