Qual o sentido da palavra cujo?
Índice
- Qual o sentido da palavra cujo?
- Que substitui cujo?
- O que significa cujas na Bíblia?
- Quando se usa cujo?
- Qual a função do pronome relativo cujo?
- O que é pronome relativo cujo?
- O que pode ser substituído por?
- Qual é o significado de dita-cuja?
- Quando se usa em antes de cujo?
- O que significa cujo ou cuja?
Qual o sentido da palavra cujo?
Significado de Cuja pronome relativo Da qual, das quais, de quem, de que: o benefício foi atribuído à filha cuja família morreu no acidente. [Gramática] Usado para indicar posse, através da relação entre dois substantivos; o primeiro, em relação ao segundo, indica consequência, qualidade, condição, sentimento etc.
Que substitui cujo?
20 sinônimos de cujo para 3 sentidos da palavra cujo: Indica posse: 1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais.
O que significa cujas na Bíblia?
Cujo. Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.
Quando se usa cujo?
É um pronome relativo que serve para criar uma relação de posse. Sempre acompanha o substantivo. Aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal. Caso a palavra seguinte seja feminina ou esteja no plural, deve-se utilizar as variações (cuja, cujas ou cujos).
Qual a função do pronome relativo cujo?
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal. O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
O que é pronome relativo cujo?
Este pronome indica posse (algo de alguém). Na montagem do período, deve-se colocá-lo entre o possuidor e o possuído (alguém cujo algo).
O que pode ser substituído por?
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre.
Qual é o significado de dita-cuja?
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa coloq , joc Pessoa de quem já se falou; forma de tratamento usada para se referir a alguém cujo nome não se sabe, não se quer ou não se pode dizer; cujo, fulano, sujeito. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Fem : dita-cuja .
Quando se usa em antes de cujo?
Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.
O que significa cujo ou cuja?
A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.