Como se chegar a uma conclusão na argumentação indutiva?

Índice

Como se chegar a uma conclusão na argumentação indutiva?

Como se chegar a uma conclusão na argumentação indutiva?

A conclusão, por outro lado, é geral: ao dizer que “o remédio R cura a AIDS”, se aplica a qualquer eventual paciente. Significa o mesmo que “todo paciente que tomar o remédio R será curado da AIDS”. Todo argumento indutivo tem essa característica: se parte de premissas particulares e se chega a conclusões gerais.

É um argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de suas premissas?

Argumento dedutivo é um argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de suas premissas.

O que é uma conclusão indutiva?

De forma concisa, podemos dizer que o raciocínio indutivo tem base particular nessas premissas, que são direcionadas para a conclusão de um resultado de maneira universal. Isso quer dizer que a conclusão é maior que as premissas, pois os fatos podem ser explicados a partir de observações simples.

Qual é a característica de um argumento indutivo?

Um argumento indutivo é aquele em que as premissas oferecem forte suporte para uma conclusão, mas que não a garantem totalmente. Este é um argumento no qual as premissas apoiam a conclusão de tal maneira que se as premissas são verdadeiras, é improvável que a conclusão seja falsa.

O que é dedutiva e indutiva?

Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. ... ARGUMENTO INDUTIVO: a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão.

O que significa um argumento indutivo?

Lógica indutiva é o processo de raciocínio em que as premissas de um argumento se baseiam na conclusão, mas não implicam nela. Indução é uma forma de raciocínio que faz generalizações baseadas em casos individuais. ... Um bom argumento indutivo terá uma conclusão altamente provável.

O que é uma pesquisa indutiva?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. Utilizando como exemplo a enumeração, trata-se de um raciocínio indutivo baseado na contagem. ...

Qual a força de um argumento indutivo?

A força de um argumento indutivo depende do grau de apoio que as premissas oferecem para a conclusão. Suponha que o remédio R do exemplo anterior tenha sido testado em dez mil pacientes ao redor do mundo e em praticamente todos os casos levou à cura da AIDS.

Qual o argumento indutivo para um professor de Filosofia?

William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio. Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais.

Como pode ser aplicado o método indutivo?

Neste caso, o método indutivo também pode ser aplicado como forma de gerar novos conhecimentos. Dessa forma, a conclusão pode ser um resultado que não estava previsto na premissa, ou seja, na ideia inicial. Neste caso, a pesquisa partiu da ideia verdadeira que cão, gato e pássaro são mortais e conclui que todos os animais são mortais.

Como nasceu o método indutivo?

Veja também: Método Científico. Francis Bacon e o Método Indutivo. O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais.

Postagens relacionadas: