Como são classificados os espaços confinados?

Índice

Como são classificados os espaços confinados?

Como são classificados os espaços confinados?

Classe A - quando o espaço confinado apresenta atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde; ... Classe C - um espaço confinado em que o perigo potencial não exigiria qualquer modificação especial do procedimento de trabalho.

O que é um espaço confinado?

33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

O que é espaço confinado exemplos?

Alguns exemplos de espaços confinados são:

  • Tanques de água, ácidos ou gases;
  • Poços subterrâneos;
  • Tubulações;
  • Galerias de redes de esgoto;
  • Chaminés;
  • Moinhos industriais;
  • Moegas;
  • Silos;

O que é um espaço confinado cite 2 exemplos?

Desse modo, é considerado um espaço confinado, qualquer ambiente de apresente as condições descritas acima. Alguns exemplos, de acordo com a Fundacentro: Construção civil – valas, poços, dutos, escavações e galerias subterrâneas. ... Indústria alimentícia – fornos, depósitos, misturadores, secadores, toneis e dutos.

O que é espaço confinado De acordo com a NR33?

De acordo com a NR-33, é considerado um espaço confinado, é um ambiente ou uma área que não são projetados para ocupação humana de forma contínua. Além disso, são áreas ou espaços com entrada e saída limitadas e cuja ventilação existente não é suficiente para a remoção de agentes contaminantes.

Quando falamos em IPVS é correto afirmar que?

IPVS significa “imediatamente perigoso à vida e saúde”, deixando bem claro que as condições de riscos são extremas aos seres humanos. ... Você deve tomar medidas ainda mais cautelosas para o manuseio de agentes químicos, físicos e biológicos ou qualquer outro elemento que coloque em perigo a vida de um funcionário.

Quais são os tipos de espaços confinados?

Existem diversos tipos de espaços confinados. Segundo a NBR 16.577, os principais são: Porões. Como mencionamos, este tipo de trabalho é um dos que mais oferece riscos à saúde dos trabalhadores do local. Isso porque o espaço não foi feito para permanência humana e, desta forma, não contribui para a saúde e segurança física dos mesmos.

Por que o espaço confinado é perigoso?

Mesmo que aparentemente não apresente gases perigosos, qualquer espaço confinado é passível de explosão, pois, a concentração e a mistura de gases podem mudar muito rapidamente, trazendo riscos imperceptíveis. Imagine, por exemplo, um espaço contendo gases que, se estiverem separados e em baixa concentração, não são inflamáveis. É seguro?

Como garantir a segurança em espaços confinados?

Através das aplicação das normas próprias já citadas é possível identificar o espaço confinado, fazer o reconhecimento a avaliação e o controle de riscos. E com isso, garantir a segurança permanente de todos os trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em espaços confinados.

Quais as principais pessoas envolvidas na entrada em espaços confinados?

As principais pessoas envolvidas na entrada em espaços confinados são o trabalhador realizando a atividade, o vigia, o supervisor e a equipe de resgate. Todos esses participantes precisam ter treinamentos específicos sobre os processos e equipamentos para minimizar o risco de ferimentos.

Postagens relacionadas: