O que é CME e como é dividido?
Índice
- O que é CME e como é dividido?
- Quais os processos básicos do CME?
- Como deve ser a estrutura física do CME?
- O que o CME faz?
- Como funciona o processamento dos materiais na CME?
- Quais são os tipos de CME?
- Qual a forma de funcionamento da CME?
- Quais são os setores do CME?
- Qual o novo espaço para a CME?
![O que é CME e como é dividido?](https://i.ytimg.com/vi/n2pqZPUDWUE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBUlII2JgfnO4ftq8sPtCjZc7PlGQ)
O que é CME e como é dividido?
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
Quais os processos básicos do CME?
Os processos básicos que ocorrem em uma CME são:
- inspeção do material sujo recebido;
- limpeza;
- preparo do material;
- embalagem com materiais adequados;
- esterilização (por diferentes métodos); e.
- armazenamento até o momento do transporte do material para os setores.
Como deve ser a estrutura física do CME?
Estrutura Física As paredes devem ser lisas e planas, constituídas de material que suporte limpeza contínua e que não libere partículas. O forro do teto deve ser acústico e plano. O piso deve ser de cor clara, resistente a soluções corrosivas, à umidade, lavável e de fácil limpeza.
O que o CME faz?
Segundo a resolução RDC 15 de , Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde. Veja abaixo todas as informações sobre o que o CME faz, como é composta a sua equipe e qual a sua importância.
Como funciona o processamento dos materiais na CME?
A CME deve possuir um sistema de informação manual ou automatizado com registro do monitoramento e controle das etapas de limpeza e desinfecção ou esterilização dos materiais médico-hospitalares, de forma a garantir a rastreabilidade de cada lote processado.
Quais são os tipos de CME?
Tipos de CME. A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento. 1. Descentralizado. Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza. 2. Semi-centralizado
Qual a forma de funcionamento da CME?
A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento. 1. Descentralizado Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza. 2. Semi-centralizado
Quais são os setores do CME?
Todo CME deve possuir, minimamente, os seguintes setores: Esse setor inclui recebimento, conferência, lavagem e secagem dos artigos recebidos dos setores do hospital. A limpeza deve retirar todas as sujidades dos materiais. Podem ser utilizados equipamentos automatizados de limpeza, como a lavadora ultrassônica.
Qual o novo espaço para a CME?
A partir do processo de estruturação do HRFS, propõe-se um novo espaço para a CME, contendo os fluxos necessários para um bom funcionamento do setor e, após sua concretização, a ampliação do atendimento a outros serviços de saúde.