Como são classificadas as chavetas?
![Como são classificadas as chavetas?](https://i.ytimg.com/vi/5MpJECH7Jsg/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDdf7A0UtpjP1Qpbzai5ksAMLZhzw)
Como são classificadas as chavetas?
As chavetas de cunha classificam-se em dois grupos: · chavetas longitudinais; · chavetas transversais. São colocadas na extensão do eixo para unir roldanas, rodas, volantes etc.
Como especificar uma chaveta?
2.1 Chavetas Planas No seu dimensionamento deve-se levar em consideração os seguintes parâmetros: - o material da chaveta; - as dimensões da seção transversal; - o ângulo de chanfro; - as tensões atuantes; - o comprimento da chaveta. onde: T = Torque executado e D = Diâmetro do eixo.
O que as polias e correias transmitem?
Na transmissão por polias e correias, a polia que transmite o movimento e força é chamada de polia motora ou condutora. A polia que recebe o movimento e força é a polia movida ou conduzida. As polias podem ter sentido direto de rotação, ou seja, a correia fica reta e as polias têm ambas o mesmo sentido de rotação.
Qual a finalidade de uma chaveta?
Em engenharia mecânica, a chaveta é um elemento de máquina usado para conectar um elemento de máquina rotativa a um eixo. A chaveta impede a rotação relativa entre as duas partes e pode permitir a transmissão de torque.
O que a transmissão por correias exige?
Na transmissão por polias e correias, para que o funcionamento seja perfeito, é necessário obedecer alguns limites em relação ao diâmetro das polias e o número de voltas pela unidade de tempo. Para estabelecer esses limites precisa- mos estudar as relações de transmissão.