Como podem ser classificados os fenóis?

Índice

Como podem ser classificados os fenóis?

Como podem ser classificados os fenóis?

De acordo com o número de hidroxilas presentes na molécula, os fenóis são classificados em: Monofenóis: molécula formada por uma hidroxila. Difenóis: molécula formada por duas hidroxilas. Trifenóis: moléculas formadas por três hidroxilas.

O que são alcoois e fenóis?

Álcoois são compostos formados por hidroxilas ligadas a átomos de carbono saturados. ... A presença do grupo funcional hidroxila (-OH) também é uma característica de outros compostos orgânicos, os fenóis.

Quais são os exemplos de fenol?

Exemplos de Fenol. Cresol: Encontrado, em grande parte, na natureza (alimentos, madeira, fumo de tabaco, no alcatrão da hulha), os cresóis são utilizados para conservar a madeira mediante seu poder repelente, na produção de antissépticos, corantes, perfumes, inseticidas, resinas, geradores, ...

Por que o fenol comum deixou de ser usado?

Devido ao seu alto teor corrosivo, o fenol comum deixou de ser usado com essa finalidade, uma vez que em contato com a pele, provoca queimaduras, e ainda era considerado venenoso quando ingerido por via oral. A substância denominada tetra-hidro-canabinol (THC) contém o grupo fenol em sua estrutura carbônica, como mostra a figura a seguir.

Qual a diferença entre um fenol e um álcool?

A grande diferença entre um fenol e um álcool é o carbono ao qual a hidroxila se encontra ligada. Nos fenóis, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono do anel aromático, enquanto que nos álcoois, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono saturado (que não apresenta dupla ou tripla ligação).

Qual a função orgânica dos fenóis?

Acesse este link e conheça a função orgânica dos fenóis, um grupo de substâncias oxigenadas, de grande reatividade, cuja acidez é maior que a dos álcoois (compostos que também apresentam grupo hidroxila). Sua estrutura destaca-se por apresentar um grupo hidróxido (OH) ligado diretamente a um composto aromático.

Postagens relacionadas: