Quais as modalidades de CAPS?

Índice

Quais as modalidades de CAPS?

Quais as modalidades de CAPS?

Os CAPS diferem quanto ao porte em I, II e III, sendo os CAPS II aqueles destinados a atender usuários com transtornos graves e persistentes em municípios com população acima de 70.000 habitantes e os CAPS III acima de 150.000 habitantes, e por modalidade de atendimento, os CAPS ad são destinados ao atendimento de ...

Qual a diferença entre Caps 1 e Caps 2?

É importante ressaltar que existem, ainda, outros dois tipos de CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

O que é o CAPS 1?

CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

Como montar um Caps?

Para implantar o Caps, os municípios com mais de 40 mil habitantes (30 mil na Amazônia) devem ter um núcleo de atenção integral à saúde da família, com pelo menos um psicólogo ou psiquiatra, e um terapeuta ocupacional ou assistente social. Cada núcleo deve dar suporte técnico para nove a 11 equipes de Saúde da Família.

Quais os recursos físicos do Caps?

De acordo com o Ministério de Saúde (2004), os CAPS devem ter um espaço próprio e adequado para atender a demanda específica, oferecendo um ambiente continente e estruturado, com os recursos físicos necessários, sendo estes: consultórios para atividades individuais, salas para atividades grupais, espaço de convivência, ...

O que são CAPS e quais sua modalidades de atendimentos?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou ...

Quais são os CAPS?

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho. Os CAPS I oferecem atendimento a municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes (19% dos municípios brasileiros, onde residem aproximadamente 17% da população do ...

Quais são os CAPS do tipo III?

Os Caps do tipo III, ou apenas denominados como Caps III, têm em média 10 leitos com capacidade para acolhimento noturno e disponibilidade para acolher casos novos, incluindo encaminhados pelos serviços de emergência ou procura direta, sem agendamento prévio, em todos os dias úteis da semana das 7h às 19h.

Como funcionam os CAPS III?

Podem funcionar 24 horas, inclusive feriados e fins de semana. Os CAPS III trabalham com uma equipe mínima de 16 profissionais com instrução entre nível médio e superior, equipe noturna e de final de semana. Este tipo de CAPS oferece acolhimento noturno, se necessário, realizando internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 ou 10 dias.

Qual o tipo de atendimento realizado pelos CAPS?

O tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem perspectiva do modelo de saúde ampliada, abandonando a visão de saúde como ausência de doença, na qual a atenção à saúde se voltava para um modelo biomédico, ou curativista, ou positivista.

Postagens relacionadas: