Em qual pilar a excentricidade inicial é igual a zero?
Em qual pilar a excentricidade inicial é igual a zero?
Portanto, admite-se o pilar intermediário submetido a uma compressão centrada em situação de projeto, isto é a excentricidade inicial, no dimensionamento das áreas das armaduras transversal e longitudinal, é considerada igual a zero.
Como dimensionar um pilar de aço?
A estimativa de carga é feita multiplicando-se a área de influência de cada pilar por um valor de 10 a 8 KN/m vezes o número de andares. Para escritórios, com poucas paredes, utilizamos 8 KN/m. Para edifícios residenciais, onde há mais paredes, utilizamos 10 KN/m.
Como classificar os pilares?
A partir do índice de esbeltez (λ), os pilares podem ser classificados em: A NBR 6118:2014 não admite, em nenhum caso, pilares com λ superior a 200. A NBR 6118:2014 diz que o efeito das imperfeições locais nos pilares pode ser substituído, em estruturas reticuladas, pela consideração do momento mínimo de 1ª ordem, sendo ele:
Por que os pilares estão submetidos às solicitações iniciais?
Na prática independente da classificação quanto às solicitações iniciais, os pilares estão submetidos a forças de compressão e, mesmo que pequenos, momentos fletores nas duas direções, gerando excentricidades, o que caracteriza a flexão composta oblíqua, ilustrada na figura abaixo:
Quais as recomendações referentes aos pilares?
Todas as recomendações referentes aos pilares são válidas nos casos em que a maior dimensão da seção transversal não exceda cinco vezes a menor dimensão (h ≤ 5b). Quando esta condição não for satisfeita, o pilar deve ser tratado como pilar- parede (NBR 6118:2003, item 18.5).
Quais são as principais funções dos pilares?
Resumidamente, as principais funções dos pilares podem ser definidas como: Transmitir as solicitações da superestrutura aos elementos de fundação; Contribuir de forma significativa na estabilidade global da estrutura; Resistir às solicitações provenientes das ações horizontais na estrutura.