Qual a diferença de hidrocarbonetos saturados e insaturados?

Índice

Qual a diferença de hidrocarbonetos saturados e insaturados?

Qual a diferença de hidrocarbonetos saturados e insaturados?

A principal diferença entre o hidrocarboneto saturado e insaturado é que hidrocarbonetos saturados contêm apenas ligações covalentes únicas entre átomos de carbono, enquanto que hidrocarbonetos insaturados contêm pelo menos uma ligação covalente dupla ou tripla na cadeia principal.

São exemplos de hidrocarbonetos?

A principal fonte de hidrocarboneto é o petróleo. Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Qual a nomenclatura dos hidrocarbonetos?

A nomenclatura dos hidrocarbonetos é definida através dos seguintes termos: Indica o número de carbonos presentes na cadeia. Tipo de ligação encontrada na cadeia. Identificação do grupo funcional. Acompanhe como ocorre a formação dos nomes de hidrocarbonetos:

Quais as propriedades dos hidrocarbonetos?

Propriedades dos hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são moléculas apolares compostas por carbono e hidrogênio. Polaridade: hidrocarbonetos sem a presença de heteroátomos são apolares. Forças intermoleculares: as ligações entre as moléculas de um hidrocarboneto são do tipo dipolo induzido.

Quais são os exercícios sobre hidrocarbonetos?

Exercícios sobre Hidrocarbonetos. 1. (UEMA) GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), também conhecido popularmente como gás de cozinha, é um combustível fóssil não renovável que pode se esgotar de um dia para o outro, caso não seja utilizado com planejamento e sem excesso.

Quais são os grupos de hidrocarbonetos?

Com base nisso, os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em diferentes grupos, que são: * Alcanos: Quando há somente ligações simples entre carbonos. São também chamados de parafinas (do latim oleum, que é “óleo”, e affinis, que significa “afinidade”, pois são compostos oleosos).

Postagens relacionadas: