Quais são as orações subordinadas?

Índice

Quais são as orações subordinadas?

Quais são as orações subordinadas?

Orações Subordinadas Adverbiais. Uma oração é subordinada quando exerce função sintática sobre outras, ou seja, depende de outra para que a frase estabeleça seu sentido completo. As orações subordinadas são classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas dependendo da função sintática exercida na frase.

Como as orações subordinadas podem ser classificadas?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Quais são os tipos de orações subordinadas adverbiais?

São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

Quais são as orações adverbiais?

De acordo com a circunstância expressa conjunção, as orações adverbiais podem ser classificadas como: adverbial conformativa. Essa oração estabelece uma circunstância de causa, motivo ou razão em relação à oração principal. Como estava doente, não foi à aula.

Quais são as conjunções adverbiais utilizadas?

As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc. Exemplos : Luciana gosta muito de dançar embora esteja com o pé quebrado.

Qual a relação entre a coordenação e a subordinação?

A relação entre elas é de coordenação, e não de subordinação, como as anteriores. Dito isso, passemos a entender por que elas são adverbiais. Como expressam relações de circunstância (tempo, finalidade etc.) em relação à oração principal, elas ocupam o lugar de um advérbio na frase. Observe. Saí de casa ontem. Saí de casa a pé.

Postagens relacionadas: