Como é feito um lançamento de um navio pela primeira vez no mar?
Como é feito um lançamento de um navio pela primeira vez no mar?
O primeiro evento dessa vida é o “batimento da quilha”, uma cerimônia no estaleiro, na qual a primeira peça estrutural que integrará o navio é posicionada no local da construção. “Estaleiro” é o estabelecimento industrial onde são construídos os navios.
Onde é construído o navio?
Estaleiro é considerado o lugar onde se constroem ou reparam navios ou, ainda, o lugar e o conjunto de meios utilizados na execução de uma obra de construção.
Quando o navio navega em águas marítimas?
O mesmo efeito pode ser visto quando o navio navega em águas marítimas e fluviais (rios). As concentrações de íons são totalmente diferentes - motivo pelo qual são chamados respectivamente de água salgada e água doce. Se há diferença na concentração de eletrólitos, entre os locais de navegação, gera-se novamente uma diferença de potencial.
Quais são os termos mais utilizados para definir partes do navio?
O objetivo deste artigo é familiarizar os profissionais marítimos sobre os termos mais utilizados para definir as partes do navio. O artigo é interessante para todos os profissionais, pois ajuda a relembrar alguns termos que ficaram esquecidos com o tempo.
Qual é o equipamento que dá rumo ao navio?
Leme – é o equipamento que dá rumo ao navio e consiste de porta do leme e madre do leme. A madre do leme é o eixo que sustenta o leme e atravessa o casco do navio até a máquina do leme. A porta do leme (ou saia do leme) é a superfície do leme que atua na água para guinar o navio.
Quais são os reforços longitudinais do navio?
Longarinas – são reforços longitudinais dispostos de um lado e de outro da quilha, para aumentar a resistência longitudinal da embarcação e consolidar o cavername. Hastilhas – são reforços transversais colocados na parte inferior das cavernas que vão de um bordo a outro no fundo do navio.