Como se comportar na hora do hino nacional?

Índice

Como se comportar na hora do hino nacional?

Como se comportar na hora do hino nacional?

A postura correta é simples, fica-se em pé, em posição de respeito, com os braços distendidos ao longo do corpo. Não se cruza os braços para trás ou para frente e não se coloca as mãos nos bolsos. Não é possível colocar a mão sobre o coração.

Como se comportar ao ouvir o hino?

O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional está previsto na Lei nº 5.700, aprovada em 1971 e em vigor até hoje. Essa legislação propõe que o ouçamos em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta. Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com palmas ou assovios - é proibida.

Que tipo de atitude devemos ter na execução do hino nacional?

Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os ...

Porque não pode bater palma na hora do hino nacional?

A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado. ... Ela traz uma recomendação bem genérica, instruindo que a apresentação dos símbolos do país – a bandeira, as armas nacionais e o hino – exigem “atitude respeitosa” dos cidadãos.

Pode bater palmas depois de cantar o hino nacional?

O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino. ... O Hino é que tem que ser reverenciado.

Porque não se pode aplaudir o Hino Nacional?

A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado. ... Portanto, não há nada que impeça o público de aplaudir a execução do hino”, diz o advogado Orlando Celso Timponi, conselheiro e coordenador geral de protocolo do Ministério das Relações Exteriores.

Por que não se deve aplaudir o Hino Nacional?

Sendo o Hino solenemente cantado por todos os presentes dispensa-se o aplauso, pois afinal já se fez a apologia ao ato. Sendo interpretado por algum artista, se autorizado, aplaude-se o artista pela interpretação e não o Hino.

Postagens relacionadas: