Como o ensino religioso contribui para a formação da cidadania?

Índice

Como o ensino religioso contribui para a formação da cidadania?

Como o ensino religioso contribui para a formação da cidadania?

E, para ser cidadão ético, devemos saber viver em harmonia com os demais. A escola ensina a fazer uso do conhecimento e da informação na compreensão da realidade. ... Nesta concepção, o Ensino Religioso alicerça-se nos princípios da cidadania, do entendimento do outro enquanto outro, da formação integral do educando.

Quais os grandes temas que fundamentam ensino religioso nas escolas brasileiras?

O ensino religioso na escola é, sem dúvidas, um tema bastante polêmico....No que se baseia esse tipo de ensino?

  • respeito;
  • amor;
  • paciência;
  • altruísmo;
  • solidariedade;
  • perdão;
  • honestidade;
  • justiça.

Qual o objetivo do ensino religioso?

Com o presente artigo conclui-se que o Ensino Religioso tem por objetivo a formação integral do educando, que passa pelas dimensões: a religiosidade, ética e política.

Qual é a disciplina do ensino religioso?

O ensino religioso constitui disciplina dos horários das escolas oficiais, é de matrícula facultativa, e será ministrado sem ônus para os poderes públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsável.

Por que o educando não se interessa pela religião?

No aspecto religioso, o educando sente necessidade de encontrar um objetivo na vida e muitas vezes se interessa pela religião. Por outro lado, revela-se crítico em relação à religião da família. Verdade não é mais o que lhe ensinam "como pronto e acabado", e então surgem as dúvidas religiosas.

Como é obrigatório a inclusão do ensino religioso?

Na LDB n.5692/71 se torna obrigatório a inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúdes nos currículos, sobrando pouco ou nenhum espaço para a inclusão do Ensino Religioso.

Postagens relacionadas: