Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?
Índice
- Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?
- Como ensinar o surdo?
- Quais as características mais comuns da escrita de um aluno surdo?
- Como devemos denominar o aluno com surdez?
- Como devemos trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência auditiva?
- Como o professor pode ajudar o aluno surdo?
- Quais são as dificuldades encontradas pelos surdos em relação a escrita da língua portuguesa?
- Que ações podem ser desenvolvidas pela escola para atender de forma integral os alunos surdos?
- Como manter a comunicação com os surdos?
- Por que os surdos percebem na hora?
- Como o corpo fala com os surdos?
- Como melhorar o diálogo com os surdos?
Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?
No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.
Como ensinar o surdo?
São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...
Quais as características mais comuns da escrita de um aluno surdo?
Os seguintes critérios: espaçamento entre as palavras, ausência de artigos, pronomes, conjunções e as combinações de diferentes letras (vogais e consoantes), tornam a escrita do surdo, em processo de aquisição, um diferencial exclusivo da escrita dessas pessoas.
Como devemos denominar o aluno com surdez?
A principal diferença entre “Deficiente Auditivo” e “Surdo” As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Como devemos trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência auditiva?
Dicas Básicas!
- Minimize o ruído na sala de aula. Uma sala de aula padrão é um lugar barulhento. ...
- Assentos preferenciais. ...
- Durante as discussões em grupo. ...
- Use um caderno para se comunicar com a família. ...
- Consiga a atenção.
Como o professor pode ajudar o aluno surdo?
O professor deve buscar alternativas lúdicas, que utilizem principalmente o campo visual para introduzir o conteúdo de forma divertida e que entretenha igualmente a todos. Interação total: as atividades em sala de aula devem promover a interação total entre o aluno surdo com os outros alunos.
Quais são as dificuldades encontradas pelos surdos em relação a escrita da língua portuguesa?
Segundo Fernandes (1990), Góes (2002), Midena (2004) e Silva (1999), a principal dificuldade do surdo em relação à escrita está relacionada à falta de domínio lexical, levando a apresentar alterações sintáticas, morfológicas e semânticas, prejudicando a estrutura textual, ficando o texto sem coesão e coerência.
Que ações podem ser desenvolvidas pela escola para atender de forma integral os alunos surdos?
A escola especial deve dedicar-se, também, a promover cursos de capacitação de professores, a propiciar estudos e pesquisas na área da surdez, linguagem e educação, desenvolvendo teorias e técnicas para subsidiar o trabalho de outros profissionais, sensibilizar os familiares e a população em geral para o respeito às ...
Como manter a comunicação com os surdos?
A melhor forma de mantermos a comunicação com surdos é por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Porém, como nem sempre isso é possível, existem outras formas eficientes de se comunicar com os deficientes auditivos. "É extremamente importante tentar conversar com os surdos.
Por que os surdos percebem na hora?
Os surdos percebem na hora", afirma a fonoaudióloga. Além disso, a pessoa surda pode evitar a comunicação quando não existe a reciprocidade do diálogo. A psicóloga e a fonoaudióloga são unânimes na hora de defender que os deficientes auditivos são prestativos.
Como o corpo fala com os surdos?
A expressão "o corpo fala" faz ainda mais sentido com os surdos. "Quando a pessoa fala de frente, ela traz a contribuição do olhar e de todo o corpo para a conversa", explica a fonoaudióloga da clínica Cristiane Skoretzky, da Adavida.
Como melhorar o diálogo com os surdos?
Além deles se sentirem valorizados, eles têm a maior paciência para fazer com que os outros os entendam", afirma a psicóloga Ana Maria Amoroso, da Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida). Por isso, o Minha Vida traz algumas dicas importantes para melhorar o diálogo com os surdos.