Como se comunicar com uma pessoa com traqueostomia?

Índice

Como se comunicar com uma pessoa com traqueostomia?

Como se comunicar com uma pessoa com traqueostomia?

Dentre os recursos disponíveis para a comunicação do paciente traqueostomizado e utilizados no hospital, local de trabalho dos autores deste artigo, destacam-se: a mímica, leitura labial e escrita, possível quando o paciente é alfabetizado e não apresenta importante incapacidade funcional instalada.

Como cuidar de uma pessoa com traqueostomia?

Para manter a cânula da traqueostomia limpa e sem secreções, que podem provocar asfixia ou infecções, deve-se:

  1. Calçar luvas limpas;
  2. Retirar a cânula interior e colocá-la em um recipiente com água e sabão por 5 minutos;
  3. Aspirar o interior da cânula externa com um aspirador de secreções.

Quais são as complicações da traqueostomia?

Mas como qualquer outro procedimento cirúrgico, há riscos, como sangramentos, obstrução da cânula por alguma secreção, infecção, lesão do esôfago, fístulas, edema na região, problemas ao deglutir alimentos ou na cicatrização.

Quem tem traqueostomia volta a falar?

De acordo com os atendimentos ProSense é possível sim voltar a falar e a ter deglutição após o uso da traqueostomia desde que seja feito essa reabilitação de forma correta.

O que a pessoa com traqueostomia pode comer?

Como você pode ver, pacientes que passam pela traqueostomia podem comer normalmente enquanto estiverem com a cânula. Apenas precisar ter mais cuidado durante a mastigação e ter uma alimentação equilibrada.

Quais as principais complicações relacionadas ao uso da traqueostomia e do processo de aspiração?

2. Complicações Precoces: Sangramento devido à tosse excessiva do paciente e elevação da pressão arterial, ou causada por traqueíte difusa, ulceração da parede traqueal, aspiração inadequada, entre outros. Plug mucoso: os dispositivos com cânula interna removível ajudam a evitar esta complicação.

Postagens relacionadas: