O que pode ser considerado plágio em um trabalho?

Índice

O que pode ser considerado plágio em um trabalho?

O que pode ser considerado plágio em um trabalho?

O plágio acontece quando alguém reescreve frases, citações ou conceitos de outros autores, seja de livros ou da internet, sem dar os devidos créditos. É muito importante que o uso de qualquer referência seja explicitado no próprio trabalho.

O que se entende por plágio?

Plágio conceitual/intelectual: corresponde a utilização das ideias, do conceito ou da essência de uma obra.

O que é plagiar um texto?

No plágio, o texto é, em geral, uma mistura com cópias de parágrafos e frases de outros autores ou de ideias e conceitos parafraseados sem a citação da fonte original. Quadros, tabelas e imagens copiadas sem a correta indicação da fonte ou autorização também se encaixam nesse exemplo.

O que significa ABNT e qual a sua função?

O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção.

Como se configura o plágio acadêmico?

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Trata-se de uma violação dos di- reitos autorais de outrem.

Como identificar o plágio no design?

Como identificar o que é plágio no design? O plágio no design é tão recorrente quanto em outras áreas como musical, acadêmica e tecnológica, para nos restringirmos a apenas alguns exemplos. No caso do design, um tipo comum de plágio é nos logotipos.

Qual é o plágio?

Para Moraes (2004, p.95), plágio é uma imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo um verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto à paternidade quanto à integridade de sua criação.

Como prevenir o plágio?

Geralmente, nos primeiros artigos escritos quando ainda se é aluno, o autor costuma cometer o plágio acadêmico, mesmo sem que haja a intenção. A prevenção é importante e deve ser estimulada. Para que no futuro, o pesquisador saiba produzir um conteúdo original, que contenha ideias próprias.

Postagens relacionadas: