Quais são as concepções de surdez?

Índice

Quais são as concepções de surdez?

Quais são as concepções de surdez?

Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum e, parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como normal, perda leve, moderada, severa e profunda.

Qual a concepção de surdos e surdez?

Na literatura, observam-se duas concepções de surdez que se polarizam. Na primeira, conhecida como clínico- terapêutica, a surdez é vista como doença/déficit e o surdo como deficiente auditivo. Sendo assim, a pessoa surda ne- cessita de um trabalho para suprir ou sanar essa falta e assim ser “curada”.

Quais são as concepções metodológicas na educação de surdos?

A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Quais as principais concepções de ensino da educação de pessoas surdas e suas principais definições?

A concepção de educação de surdos é pautada na diferença, na busca de combater uma dominação do oralismo e de práticas sustentadas no ouvintismo. Os surdos são instigados a falar sobre si, sua história, sua língua, na tentativa de legitimação de uma cultura e de sua especificidade linguística.

Por que os surdos são mudos?

A maioria das pessoas supõe que os surdos também são mudos (surdo-mudo) pelo fato de não ouvirem. De fato, aprendemos a falar ouvindo as palavras ao nosso redor, porém, a expressão “mudo” tem outro sentido.

Por que o surdo-mudo deve ser banido da sociedade?

Entretanto o termo surdo-mudo de fato deve ser banido da sociedade, visto que a surdez não acarreta nenhuma perca no aparelho fonador do indivíduo, o surdo não fala porque não ouve, e não porque suas cordas vocais foram comprometidas devido à surdez.

Quais são os meios de comunicação com um surdocego?

Cinco meios de comunicação com um surdocego. A surdocegueira se dá quando a visão e a audição são prejudicadas simultaneamente e em graus de perda diferentes. Ela não é uma somatória das deficiências, podendo não haver a perda total dos dois sentidos.

Qual a linguagem de sinais para um surdo?

Surdo/ mudo é a pessoa que não escuta e que também não tem uma laringe funcional, portanto, não consegue falar nem emitir sons. Tanto surdos quantos surdos/mudos têm a comunicação feita a partir da Linguagem Brasileiras de Sinais (Libras). A importância da linguagem de sinais para um mudo

Postagens relacionadas: