Quais são as abordagens psicológicas?

Índice

Quais são as abordagens psicológicas?

Quais são as abordagens psicológicas?

Abordagens da Psicologia – Conheça as mais utilizadas!

  • Terapia Cognitivo Comportamental. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. ...
  • Psicanálise. Criada por Sigmund Freud, é considerada a primeira escola da psicoterapia. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica.

O que são as abordagens da psicologia?

Uma abordagem psicológica é um referencial teórico e metodológico para se interpretar o comportamento e a mente. Aqui comportamento se refere a tudo produzido pelo cérebro: emoções, ações, pensamentos, memórias e etc. E não é somente o humano, se refere a todos animais.

Quais foram as principais abordagens teóricas da psicologia?

Isso varia de acordo com a grade curricular da instituição, mas, normalmente, as abordagens que recebem mais destaque são a psicanálise de Freud, o behaviorismo e a corrente humanista, consideradas como as três forças da Psicologia.

O que é uma abordagem psicoterapêutica?

A TCC é uma forma focada de psicoterapia baseada em um modelo que acredita que os problemas psicológicos/emocionais envolvem um pensamento disfuncional. ...

Quais são os principais autores da psicologia?

Alguns dos psicólogos mais famosos da história

  1. Wilhelm Wundt (1832-1920) ...
  2. William James (1842-1910) ...
  3. Ivan Pavlov (1849-1936) ...
  4. Sigmund Freud (1856-1939) ...
  5. Jean Piaget (1896-1980) ...
  6. Carl Rogers (1902-1987) ...
  7. Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) ...
  8. Abraham Maslow (1908-1970)

Quais são as abordagens da psicologia?

Nessa vertente das abordagens da Psicologia, trabalha-se com as palavras que refletem uma mentalidade negativa. Pense, por exemplo, naquela pessoa que sempre está dizendo que não consegue fazer alguma coisa. Se ela se comprometer com a TCC, será estimulada a ter uma visão diferente sobre si mesma e as experiências que vivenciou.

Como é eficiente o tratamento de questões psicológicas?

Sendo assim, é eficiente no tratamento de questões psicológicas como fobias, ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de concentração, pensamentos repetitivos e angustiantes, traumas, insegurança, e também em distúrbios orgânicos, como gastrite, obesidade, “tiques” e bruxismo.

Como funciona o processo psicoterapêutico?

Durante o processo psicoterapêutico, o paciente adquire mais autoconhecimento e aprende a reconhecer suas próprias emoções. Assim, tem início uma jornada de redescoberta de si mesmo, em que o indivíduo começa a identificar seus padrões de pensamento e comportamento e compreender seu emaranhado psíquico.

Quais são as linhas da psicologia comportamental?

Outras linhas psicanalíticas, além da Freudiana, baseiam-se nas teorias de Carl Gustav Jung, Jacques Lacan, Melanie Klein, Wilhelm Reich, entre outras. O behaviorismo é, na verdade, a Psicologia comportamental, que tem como ponto central a análise e modificação dos comportamentos.

Postagens relacionadas: